A 'quarta parede' é o link entre você e seu público
É romper o monólogo e inovar o diálogo
Mais que presença digital, #interatividade

Página Inicial

Case de Sucesso: TestedeElenco.com

Escrito por Fabiano Martins - Seg, 05 de Março de 2012

O projeto TestedeElenco.com reúne milhares de atores pelo Brasil. Até março de 2012, foram mais de 23.000 cadastrados. Uma rede social que não para de crescer e que auxilia tanto ao ator em início de carreira, quanto ao mais experiente, na busca por dicas e oportunidades de trabalho. Um lugar onde artistas mostram seus trabalhos e produtores montam seus elencos.

testedeelenco_200x85

Uma rede social com oportunidades para
milhares de atores

O site - criado, desenvolvido e mantido por nós na Quarta Parede – recebe milhares de visitantes por dia e já divulgou centenas de testes para televisão, cinema, teatro, publicidade e outros eventos em geral. Com forte presença nas redes sociais, possui mais de 12.000 “curtidas” em sua fan page no Facebook e mais de 7.000 seguidores em seu Twitter (ambos os canais são atualizados diariamente).

A ideia inicial surgiu em 2000, quando criei o projeto Interpalco, uma revista eletrônica teatral que abordava assuntos diretamente ligados ao teatro com colaboradores pelos quatro cantos do país. Como a maioria do público visitante à revista era formada por atores, eles entravam em contato solicitando uma forma de poderem se divulgar na Internet. Queriam uma espécie de currículo online, onde também pudessem disponibilizar suas fotos. Naquela época, a publicação de vídeos na Web ainda não estava tão acessível a todos. A criação de uma ferramenta que tivesse tal recurso custaria muito caro e não tínhamos expertise suficiente para isso. O projeto acabou sendo arquivado e, anos depois, a Interpalco também seria retirada do ar por falta de recursos financeiros.

Em 2007 conheci o CMS Joomla, um sistema de gerenciamento de conteúdo que permitia ir além do que simplesmente publicar notícias na Grande Rede. Com uma gama de extensões complementares, suas funcionalidades poderiam ser ampliadas e resolvi estudar melhor a ferramenta. Ainda no final de 2007 comecei a desenvolver alguns projetos para clientes externos e, finalmente, em 2008 dei início ao desenvolvimento do Projeto TestedeElenco.com.

Analisando as demandas existentes na extinta Interplaco e, principalmente, através de uma pesquisa com mais de 1.000 atores realizada por mim no Curso de Pós-graduação de Gestão de Negócios em Entretenimento da ESPM, percebi que simplesmente a exibição de currículos online não seria atraente e eficaz o suficiente para chamar a atenção de atores e produtores. Resolvi criar então uma rede social exclusiva para o meio artístico procurando integrar esses artistas, aproximá-los dos seus contratantes e incentivar a produção e o compartilhamento de seus trabalhos na Web. Em abril de 2009 nascia o TestedeElenco.com.

site_teste_de_elenco_fev2012

Adicionar comentário




Código de segurança
Atualizar