Recentemente os Jovens Titãs estão em alta com uma versão muito popular da animação Jovens Titãs em Ação! , além da série live action que já se encontra na segunda temporada. De tempos em temos também temos longas animados direto para DVD que apresentam uma versão mais madura dos personagens onde muitos deles já são mais velhos e treinam novos pupilos. Além disso, temos um relançamento da fase clássica dos quadrinhos de George Pérez e Marv Wolfman aqui no Brasil. A coleção já se encontra com oito volumes e retrata o surgimento da equipe mais famosa composta por Robin, Mutano, Estelar, Cyborg e Ravena. A versão Jovens Titãs em Ação! já ganhou um longa que foi para o cinema e foi recebida com relativo sucesso, pois tirava sarro do gênero super herói como um todo. Agora eles retornam com mais um longa, mas dessa vez idealizado para servir como um lançamento direto para home vídeo.
Quando o vilão Trigon decide dominar o Multiverso duas versões dois Jovens Titãns precisam se juntar para impedi-lo. Uma vem do atual universo cômico que passa no Cartoon Network e a outra é de 2003 que já se tornou clássica e de certa forma é a original e tornou o grupo popular para toda uma nova geração que nem ao menos conhecia os personagens. De certa forma Jovens Titãs em Ação! é um derivado da série animada de 2003.
A atual versão cômica recebe muitas críticas, uma delas é que o humor é péssimo e que todos os personagens são idênticos, o que torna o humor tedioso e óbvio. Outros mais radicais dizem que essa versão é uma praga para animação atual já que diversos desenhos seguem o mesmo formato tornando todos iguais e de baixa qualidade. Independente disso é preciso admitir que ela saiba lidar com as críticas que recebe e esse filme só existe por causa delas. Muitos reclamavam comparando com a versão de 2013 e dizendo que a atual versão cômica era pouco seria.
Para aqueles que realmente sentem saudade da versão de 2003 esse filme pode ser uma decepção. Basicamente o visual deles é suado, mas nada do clima e do estilo. Na verdade parece que esse filme foi feito somente para tirar um sarro dessa versão anterior e dizer que a atual é melhor justamente por não se levar a sério. O humor é bem fraco e com piadas óbvias e repetitivas. Muitas tiradas se baseiam basicamente em falar a palavra “bunda”.
Outro problema sério é que o conceito base que move essa história lembra muito o plot de Aranhaverso, o que faz esse filme parecer ainda mais fraco. Toda a base de brincar com as diferentes versões de um mesmo personagem e misturar a seriedade com o humor não se compara a animação do Aranhaverso. Comparar dois filmes assim pode parecer errado, mas é impressionante como eles são similares e ao mesmo tempo executam de forma completamente diferente.
Todo o clima e humor deste filme se baseia no que já é feito Jovens Titãs em Ação!. Ou seja, todas as outras versões que eventualmente aparecem ficam subordinadas ao humor pouco trabalhado. No fim das contas acaba sendo uma grande oportunidade perdida e às vezes soa como uma tentativa de validar a versão atual e dizer que ela é melhor. Em termos de pontos positivos as piadas acabam acertando vez ou outra porque é o tipo de filme que atira para todos os lados e eventualmente acerta. Também podemos ter vislumbres do que era animação de 2003, mas não se anime muito, pois é capaz de perceber que o filme está querendo te dizer que aquela animação não era boa.
Acredito que este longa seja indicado para quem já gosta de Jovens Titãs em Ação! e nada além disso.