No momento em que este texto está sendo escrito, Stephen King se aproxima gradativamente da marca de 70 livros publicados e ao que tudo indica sua carreira não dá sinais de que está próxima do fim. Como começar a ler um autor tão vasto como ele? Mesmo sendo conhecido como um dos mestres do terror, não é somente disto que ele vive. Temos muito suspense policial, fantasia urbana, romances e ficção cientifica. Farei uma lista de cinco de suas melhores criações que passeiam pelos gêneros abordados por King, que indico para você iniciar sua saga dentro do vasto universo criado pelo renomado autor.
O Iluminado (1977)
Extremamente conhecido devido a adaptação do cinema feito por Kubrick. Os fãs do longa costumam renegar a obra base e costumam dizer que o diretor melhorou a história original. Acredito que tal afirmação é um grande erro. O livro trata da pequena família Torrance que passara um inverno no hotel Overlook para fazer a manutenção da enorme caldeira que precisa estar ligada durante as fortes nevascas. Devido ao isolamento e as almas presas no hotel, o pai da família, Jack, começa a ser assombrado de forma constante pelos espíritos que ali residem. Além de tudo isso seu filho Danny é um indivíduo altamente espiritualizado e cobiçado pelo “hotel”. Certamente a adaptação de “Iluminado” foi bastante difícil e necessária, pois todo conceito por trás do hotel é muito abstrato e dificilmente traduzido em imagens. King pensa como um autor de verdade, e justamente por isso não se preocupa em criar imagens em seus livros, e sim conceitos. O terror é bastante denso e faz o leitor mergulhar no hotel e na mente dos personagens de forma sufocadora. O final, e principalmente o conceito que move a história, são diferentes entre filme e livro, então se você acha que assistir a obra de Kubrick já bastava, pense outra vez. “Doutor Sono” foi um livro que continuou a história narrada em “O Iluminado”, anos depois dos eventos ocorridos no hotel.
A Espera de um Milagre (1996)
Outra obra que foi muito bem adaptada para o cinema. Esse livro está na lista porque além de arrancar lágrimas, mostra uma ótima vertente do autor que poucos dão atenção: o drama. Acompanhamos o carcereiro Edgecombe, que nos conta sobre a época em que trabalhou na cadeia e conheceu um verdadeiro milagre humano. Um dos presos no corredor da morte tinha a capacidade de curar qualquer mazela que atormentasse outras pessoas, sugando a doença para dentro de si. Além de tudo indicar que o preso não havia cometido o crime pelo qual havia sido condenado, o carcereiro se vê no dilema de ter que colocar na cadeira elétrica um presente dos céus. Mesmo com um toque sobrenatural o grande foco da história está no mundano, no dia a dia da prisão, nas reflexões sobre a vida e o que fazemos com ela. Para quem gostou do filme não haverá grandes surpresas, mas o livro oferece um mergulho mais intenso na história e possui mais camadas de significado e uma narrativa mais apurada. Originalmente este livro se chamava “Green Mile” (aqui no Brasil chegou pela primeira vez como Corredor da Morte), mas o nome foi mudado devido ao sucesso do filme.
Zona Morta (1979)
Aqui temos um suspense, também com ares sobrenaturais, onde King conta uma grande história. Johnny Smith sofre um acidente e fica em coma por muito tempo e quando acorda descobre que tem a estranha habilidade de prever o futuro de uma pessoa assim que a toca. Começamos a acompanhar sua vida e como ele aprende a lidar com esse novo poder, além de tentar retomar sua vida depois de tanto tempo em coma. A trama se complica quando ele acaba tocando num candidato a prefeito de uma cidade pequena e tem a visão do homem se tornando um grande ditador. Assim começa o questionamento: ele deve tentar impedir este futuro terrível?
Tripulação de Esqueletos (1985)
Coloquei na lista uma coletânea de contos, pois também representa uma boa parcela do que é Stephen King. Por muito tempo ele só publicava pequenas histórias em revistas de terror e ficção cientifica. Este livro reúne um dos seus melhores contos como “O Nevoeiro” (que foi adaptado para o cinema de forma genial), “A Balsa”, “O Mundo de Praia” e “O Atalho da Senhora Todd”. A maior parte das histórias neste compilado são de terror, e dos bons. Mas temos alguns poemas e dramas excelentes também. Os títulos citados em especial aqui são tão bons que valem por um livro cada um.
IT- A Coisa (1986)
Um calhamaço de mais de mil páginas, onde você irá viver uma vida paralela à sua. O livro é narrado em dois tempos diferentes, num primeiro momento vemos todos os protagonistas adultos recebendo a notícia de que “a coisa” voltou para a cidade onde todos passaram sua infância. Depois vamos até o passado e vemos como eles se conheceram e o primeiro encontro com a “a coisa”. Um livro de terror genial que consegue ser um grande épico mesmo se passando numa cidade pequena dos Estados Unidos. Certamente o livro que você deve deixar por último nesta lista, pois além de ser o maior de todos certamente é o mais desafiador. Houve uma adaptação para o cinema, em 1990, mas que não faz jus de forma alguma à obra original, apesar de ter feito certo sucesso e ter apavorado muita gente com as cenas do palhaço maldito. Apesar de estarmos falando de um cara com mais de 50 livros nas costas, este muito provavelmente é sua obra prima (ou uma delas).
Stephen King é um autor muito rico e muitas vezes desvalorizado por ser pop. Não caia nesta crítica boba. Ele é um autor que pensa muito sobre o que escreve e domina totalmente a arte das palavras, além de ter uma produção avassaladora. Mesmo que você não goste de terror ele ainda tem trabalhos que irão te agradar como “Quatro Estações” que é genial e nada tem de terror. Seus livros já foram publicados em diversas editoras e são fáceis de se achar nos sebos da vida. Corra atrás de um e comece sua leitura.