Os direitos de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e mais títulos de J.R.R. Tolkien foram colocados à venda. O leilão inclui, entre outros produtos, filmes, videogames, propagandas, parques temáticos e eventos ao vivo, além de obras publicadas após a morte do escritor, em 1973 [via Variety].
A obra de Tolkien pertencia à empresa Zaentz Co., que contratou um banco para trabalhar nas negociações. A empresa procura por potenciais compradores em Hollywood e projeta atingir pelo menos US$ 2 bilhões com a venda.
Uma das possíveis interessadas é a Amazon, que produz a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder. O primeiro trailer será exibido no intervalo do Super Bowl LVI, neste domingo (13).
A Amazon fechou contrato, em 2017, para adaptar a história de J.R.R. Tolkien para a televisão. O acordo diz que a empresa pode contar histórias da Segunda Era da Terra Média, incluindo momentos como a ascensão de Sauron e a forja dos Anéis de Poder. A série tem estreia prevista para 2 de setembro de 2022.
No entanto, a Amazon ainda não revelou qual história pretende contar, afirmando apenas que “ambientada na Terra-Média, a adaptação televisiva explorará novas tramas antecedendo A Sociedade do Anel, de J.R.R. Tolkien.“.
A Warner Bros. e a New Line Cinema, que lançaram a trilogia do cinema, estão desenvolvendo um longa em anime baseado na obra de Tolkien: The Lord of the Rings: The War of the Rohirrim.
No início dos anos 2000, a Zaentz Co. processou a Warner Bros. e a New Line por sua participação nos lucros da trilogia de filmes de Peter Jackson. O espólio de Tolkien e a editora HarperCollins também acionaram a justiça contra a Warner pelos lucros com as sequências O Senhor dos Anéis e O Hobbit.