O Amazon Studios está trabalhando em uma série live-action no universo de Blade Runner, de acordo com o Deadline. Intitulada Blade Runner 2099, o seriado será uma sequência do último filme da franquia, Blade Runner 2049, e contará com Ridley Scott, o diretor do primeiro filme, como um dos produtores-executivos. Uma fonte do site afirma ainda que, se for para frente, Scott pode dirigir os episódios.
O projeto, a primeira série live-action da franquia, é considerada uma prioridade dentro do estúdio e, por isso, seu desenvolvimento está acelerado. Segundo o Deadline, o estúdio já faz o acompanhamento dos roteiros, embora a equipe ainda não esteja completa, e busca datas para iniciar a produção. Silka Luisa escreve a série e serve como produtora-executiva ao lado de Scott.
Esta não é a primeira vez que se ouve falar em Blade Runner 2099. Em novembro, o próprio Scott adiantou que trabalhava em uma série no universo. “Já escrevemos o primeiro episódio, e também finalizamos a bíblia para a temporada completa, as primeiras 10 horas“, comentou para a BBC.
Lançado em 1982, Blade Runner é uma adaptação do livro Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, do escritor Philip K. Dick, e contou com Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young e Edward James Olmos no elenco. A produção não teve uma boa recepção na época do seu lançamento, mas com o tempo se tornou um clássico da ficção científica.
Em 2017, o longa ganhou uma sequência pelas mãos do diretor Denis Villeneuve, com o retorno de Ford mas também com novos rostos, como Ryan Gosling, Ana de Armas, Dave Bautista e Jared Leto. A continuação, cuja história se passa 30 anos depois da original, arrecadou US$ 259 milhões no mundo e levou duas estatuetas no Oscar.
Paralelamente à narrativa principal, foi lançado o anime Blade Runner: Black Lotus, história centrada em uma replicante e ambientada no ano de 2032.