Tijolômetro – O Próprio Enterro (2023):
Com problemas pontuais, O Próprio Enterro é um drama de tribunal levemente cômico que merece ser conhecido mesmo não sendo totalmente inovador em sua fórmula. Baseado em uma história real, o filme dirigido por Maggie Betts conta a história de Willie E. Gary (Jamie Foxx), um advogado incomum que ajuda o dono de funerária Jeremiah Joseph O’Keefe (Tommy Lee Jones) a salvar o negócio da família de um conglomerado corporativo.
Com um estilo espalhafatoso, Willie E. Gary se mostra muito bem preparado, mesmo tendo em mãos um caso diferente do que sempre esteve acostumado a lidar. Em quase todo momento, há sempre uma inclinação para o humor quando ele interage com alguém, seja isso involuntário ou não. No entanto, fica a sensação desse elemento de comédia ocupar um espaço de tempo maior do que necessário. Faltam informações necessárias, como cálculo para valores do processo, por exemplo. É como se o roteiro não encontrasse tempo para abordar esse tipo de detalhe jurídico, entre outros temas como o racismo, o que enriqueceria ainda mais a narrativa. Por outro lado, as atuações nos embates de tribunal contra Mame Downes (Jurnee Smollett) são tão empolgantes pela dinâmica que compensam em parte essas lacunas de desenvolvimento.
Por último, vale dizer que O Próprio Enterro também entrega elementos que já vimos antes, como depoimentos bombásticos, revelações e reviravoltas eletrizantes, detalhes que na soma de todas as qualidades conferem ao filme a sentença de muito bom.
Assista ao trailer de O Próprio Enterro:
Conteúdo relacionado:
O Pocket Review é uma análise das séries e filmes que amamos (ou não) de forma rápida e objetiva
Fique por dentro das novidades!
Veja Também!