Nada mais clássico do que a estrutura de reviravolta num roteiro, aquele momento onde o inesperado acontece e um dos personagens que acompanhava o protagonista se revela um traidor. Às vezes ele inclusive já está indicado como traidor desde o inicio do filme, e somente o protagonista não sabe, enquanto você telespectador já sabe e é obrigado a ver o filme borbulhando de angústia. O cinema está repleto de traidores, que se revelam de forma muito mais dramática do que na vida real. Em nosso dia a dia podemos ser traídos por namorados e namoradas, algumas vezes por amigos e até colegas de trabalho, mas dificilmente isso irá gerar um embate épico. Por isso vamos à arte elevar esses sentimentos ao nível Máximo, com o intuito de obter uma bela catarse. De modo geral eles são os vilões do filme e costumam receber uma espécie de punição, enquanto outros escapam arrependidos (ou não). Vamos listar alguns deles.
Lancelot
Em quase todos os filmes que tratam da lenda do Rei Arthur, seu fiel amigo Lancelot é retratado como um traidor, e do pior tipo. Mesmo sendo conhecido na maioria das versões como um homem nobre e o melhor dos doze cavaleiros, em sua narrativa clássica ele dá uns pegas na esposa de Arthur. O que varia de filme para filme é seu arrependimento ou senso de traição. Em alguns longas esse ato de pegação com a esposa do amigo é feito como uma criança inconsequente que esta sendo levada por impulsos, em outros, Arthur é mostrado como marido negligente e a paixão entre os amantes se forma naturalmente. O final de Lancelot também se mostra variável, mas de modo geral ele morre para obter algum tipo de redenção e/ou salvando a vida de Arthur.
Lando Calrissian
O ex-contrabandista que tenta entrar para o ramo empresarial em pleno período de Império. É difícil não entender o porquê de sua traição contra Leia e Han, já que ele tentava levar uma vida honesta num governo cruel e extremante rígido. De um lado ajudar um grande amigo do passado e do outro a possibilidade de perder todo seu trabalho duro para o Império (e uma possível morte). Num primeiro momento ele se revela como um traidor, mas obtém sua redenção auxiliando no salvamento de Han e na destruição da segunda Estrela da Morte. Sem dúvidas está mais do que redimido.
Boromir
Aqui podemos começar uma discussão. “Mas Raul ele foi dominado pela influencia maligna do Anel”. A campanha de aventureiros que acompanhava Frodo era composta de diversas raças do mundo da Terra Media. Aragorn também era humano, assim como Bormir e não se rendeu a tentação do Anel, assim como diversos outros o fazem ao longo da jornada. No livro é mais comum encontrar esses momentos, enquanto no filme o anel se mostra uma energia mais ativa e maligna. A questão é: ele vacilou com a galera e por isso esta nesta lista. Teve uma pequena redenção em sua luta final, mas ainda estou com um pé atrás com ele.
Cypher
Este é um traidor de primeira. Não só se revelou no meio do filme, mas teve uma cena incrível para mostrar suas motivações como personagem. O que acho mais bacana nele é o fato de gerar um debate fora do filme. “Você escolheria viver na Matrix ou não?”. É completamente viável entender o porquê de Cypher querer voltar para a falsa realidade, mas a grande questão é que para isso ele precisou trair seus amigos mais próximos. Sua decisão precisou passar por cima da escolha de outros e aqui reside sua traição.
Anakin Skywalker
Mais um personagem do universo Star Wars, é talvez o mais famoso de todos. Já é mais do que obvio dizer que a trilogia de Anakin não é a favorita dos fãs, mesmo mostrando a origem do mais amado personagem: Darth Vader. Ao vermos sua origem percebemos que ele traiu os jedis e se permitiu seduzir pelo lado negro da força, de um jeito particularmente bem idiota. Não só matou sua esposa, meio que acidentalmente, como matou uns amigos no caminho e de certa forma ajudou a ascensão do Império. Mesmo com sua “redenção” no episodio VI ele ainda tem muita culpa no currículo.
Dr Elsa Schneider
Personagem presente em Indiana Jones e a Última Cruzada. Começa a trama como uma parceira de Indiana para resgatar seu pai desaparecido e achar o Santo Graal. Aparentemente é o interesse romântico do protagonista, mas acaba se revelando uma nazista disfarçada que pretendia roubar informações de Jones e conseguir o objeto sagrado para seus líderes. Não só era nazista (o que já é ruim o suficiente), como ainda flertou com pai e filho ao mesmo tempo, o que certamente gerou um climão na festa do Natal.
Saruman
Outro personagem de Senhor dos Anéis, e este não tem desculpas. Saruman, assim como Gandalf, já era um ser extremamente poderoso e tinha muita influência na Terra Média. Sua traição foi motivada pela mais pura ganância e estava disposto a criar um exército do mal e trair seu velho amigo mago cinzento. Seu final foi bem indigno para a criatura milenar que havia sido. No livro ele perece próximo da vila dos hobbits, enquanto tentava dominá-la. Foi derrotado pelos hobbits, que eram criaturas muito inferiores diante do seu poder original.
Scar
Rei Leão é uma das animações mais famosas da Disney e uma das mais marcantes devido às suas cenas impactantes. Uma delas é justamente o momento em que um irmão trai o outro. Mufasa pendurado no precipício, pedindo socorro ao a Scar, que de forma impiedosa o assassina. Esse é um dos casos de traidores anunciados. Nós, o publico, sabemos que ele será o grande vilão do filme no momento que ele aparece na tela, mas para os personagens ele é só mais um dos membros familiares. Talvez um dos maiores vilões da animação e de todo o cinema.
Fredo Corleone
Um traidor que dá ódio. A todo o momento ele é colocado como o de personalidade fraca, propenso a luxos, desrespeitoso e diversos outros defeitos fatais para a máfia. Em diversas situações ele se mostra propenso a ser convencido pelos inimigos da família Corleone, até que de fato isto ocorre. Na trilogia temos outros exemplos de traidores, mas acredito que Fredo é o mais impactante e gera as cenas mais fortes do segundo filme. No momento em que ele recebe o beijo da morte em Cuba, até sua sentença durante a pesca.
Meshala
No filme Ben-Hur, que falamos aqui, temos Meshala, que também se mostra traidor logo no início do filme (que neste filme em específico significa uma hora e meia de duração). Sua traição dói por ele ser o melhor amigo de Ben, condenando-o para uma vida de sofrimento assim como sua família. Sua traição é execrável porque não era absolutamente necessária e é feita pela pura sede de poder mesquinha.
Certamente existem outros traidores memoráveis que deveriam estar nesta lista. Agora é sua vez de me lembrar os que ficaram faltando (para talvez fazer uma parte dois). Se alguns destes personagens teve uma traição justificável explique o porquê. Vamos ver se alguns deles verdadeiramente merecem redenção.