Inspirado no conto homônimo do escritor português Yves Robert, e publicado no Brasil pela Não-Editora na série Ficção de Polpa – Vol.2, “Traz Outro Amigo Também” é um curta-metragem de 2010 dirigido por Frederico Cabral que oferece uma boa diversão, por contar uma história de detetive pouco convencional, e, também, por prestar uma baita homenagem a todas as crianças (jovens e velhas!). Com este review, portanto, fica registrado aqui o nosso tributo ao Dia das Crianças.
Interpretado por Felipe Mônaco, o detetive Samuel é contratado por um velho (Clemente Viscaíno) para encontrar “alguém há muito desaparecido”: um palhaço de cabelos encaracolados chamado Cornelius, que tem uma flor na lapela, toca sanfona muito bem e que é ninguém menos que o amigo imaginário do velho…
A investigação toma rumo com Samuel tendo que se aventurar pelo imaginário das crianças próximas a ele, cada qual com seus heróis e amigos imaginários (o CGI estava aceitável, considerando o orçamento de um curta). Do mesmo modo, Samuel teve que revisitar o seu próprio imaginário infantil, concluindo com um desfecho bastante tocante e mais uma bela atuação de Clemente Viscaíno. Nos créditos, aparecem fotos dos atores de quando eram crianças (spoiler!)
E, neste 12 de outubro, lembre-se: “Existem jovens de 80 e tantos anos, e também velhos de apenas 26..”