Conta Comigo (1986)
Baseado no conto “The Body” do Stephen King que fala justamente sobre um grupo de amigos que vai atrás de um corpo que foi encontrado na beira do rio, que passa ao lado da cidade. O filme é muito sobre a amizade infantil e como elas são únicas ao longo da vida. Vemos que cada criança possui seus problemas e que a vida está ficando cada vez menos infantil e mais séria; mas, enquanto isso, eles mantém certa pureza infantil quando discutem, por exemplo, “quem é mais forte, Superman ou Super Mouse?” e um deles responde “Essa discussão não tem o menor cabimento porque um deles existe e o outro não”.
Vantagens de Ser Invisível (2012)
Eu tenho um texto no site só comparando o livro e o filme (que você pode ler aqui). A história é narrada do ponto de vista do aluno novo que chega ao ensino médio e começa a fazer novos amigos, descobrindo o amor, as drogas, o álcool e tudo que cerca esse momento. Entretanto, não é só isso. As Vantagens de Ser Invisível é muito sobre como encarar o mundo e entender os problemas realmente assustadores da vida, de forma madura e até certa desconstrução da beleza da infância.
Boyhood (2014)
O simples fato de o diretor Richard Linklater ter filmado com os mesmos atores durante doze anos já mostra a proposta sobre amadurecimento. Muita gente acha esse filme bastante chato, mas sua proposta é ser extremamente mundano. A vida sem muitos enfeites, mas ainda assim bela e poética. Acompanhamos a jornada de um garoto e sua família durante doze anos passando por todo tipo de problemas que pessoas comuns passam: divórcio, brigas, padrasto, aquela típica depressão adolescente e tudo mais. Um filme profundo em sua proposta e incrivelmente belo.
Quase famosos (2000)
Acho todos esses filmes muito bons. Acredito que todos eles merecem ser vistos com muito carinho e valem cada segundo do seu tempo. Que filmes você já viu? Quais faltaram nessa lista? Pode até contar nos comentários suas histórias sobre adolescência se estiver no clima.