Se pararmos para pensar a quanto tempo o cinema existe em comparação a outras artes ele pode parecer um recém-nascido comprado à escultura, pintura e escrita. Mas mesmo assim uma obra feita no fim do século XIX pode ser uma experiência incrivelmente chocante para quem só vê filmes recentes. Na verdade muitas pessoas tem preconceito de filmes muito antigos e justamente por isso criei o Tarjaclassics justamente para quem tem esse preconceito. Existem obras primas em todos os períodos de existência do cinema. Mais interessante ainda é ver filmes que são completamente pioneiros e foram os primeiros, literalmente, a fazer alguma coisa ou abordar algum gênero. É nesta lista (a primeira parte dela) onde eu abordarei filmes que foram os pioneiros. Antes de começarmos é preciso dizer: muitos filmes aqui são curtas, pois nos primórdios do cinema só era possível fazer filmes desse tipo e não havia divisão entre longas, médias e curtas metragens.
O primeiro filme de todos
Aqui entra uma pergunta meio capciosa. Não sei se todo mundo sabe, mas os principais inventores do cinema foram os irmãos Lumière que desenvolveram a tecnologia que colocava imagens em movimento. Sua primeira filmagem é “A Saída dos Operários da Fábrica Lumière” (1895), mas teoricamente essa filmagem foi passada para poucas pessoas e não pagantes. Essa informação diverge dependendo da fonte. De modo geral é comum que o primeiro filme de todos seja o “A Chegada de um Trem a Estação” (1896) também dos irmãos Louis e Auguste. Diz a lenda que na primeira sessão paga diversas pessoas saíram correndo de medo do cinema, pois achavam que o tal trem iria sair da tela e atropelá-los. Ambos estão no Youtube a distância de um clique.
A primeira ficção e comédia
Mais uma vez os irmãos Lumière aparecem aqui. Agora já usando o cinema como forma de entretenimento eles começam a engatinhar em como ter uma narrativa visual. Também é a primeira comédia e hoje iríamos considerá-la quase como um GIF já que ela só tem um minuto e pouco de duração. “L’arroseur arrosé” mostra um jardineiro que sofre uma pegadinha de um rapaz. Para nossos olhares contemporâneos pode não ser nada demais, mas só de pensar que foi desse um minuto que nasceram todos os filmes ficcionais que nós amamos dá certo calafrio. Essa situação foi replicada em diferentes filmagens da época então quando você for procurá-la vá especificamente a do ano de 1895.
O primeiro filme de terror
Se os Lumière conceberam o conceito de filmar, em si, o pai do cinema como arte é George Méliès. Além de ter sido um dos primeiros a pensar o cinema como forma de entretenimento/arte ele foi um pioneiro em efeitos especiais, que eram totalmente práticos. Seus filmes também são curtas e todos eram absurdamente incríveis para a época. “Le manoir du diable” (1897) mostra um vampiro/bruxo que é capaz de invocar diversas coisas como demônios e fantasmas e assombra dois soldados que chegam ao seu castelo. Aqui temos muita fumaça e coisas aparecendo do nada que era o efeito de algo se materializando no meio do ar. Nos primeiros segundos você pode ficar com a impressão de que a situação toda é meio cômica, mas logo depois você percebe porque esse foi considerado o primeiro filme de terror. Esse filme também está disponível no Youtube e é bem curtinho. Vale a pena ver.
O primeiro longa de todos
O filme australiano “The Story of the Kelly Gang” (1906) conta as aventuras e crimes de um bandido famoso da região. Infelizmente grande parte do filme se perdeu com o passar do tempo, mas algumas cenas estão salvas e você pode vê-las na internet. Esse filme foi considerado o primeiro longa por alcançar sessenta minutos.
O primeiro filme de ficção científica e o primeiro filme com animação e o primeiro filme com alienígenas
Mais uma vez temos que voltar ao senhor George Méliès. “Viagem à Lua” é considerada uma adaptação da obra “ Da Terra a Lua” de Julio Verne (que já falamos dele aqui). Ele levou três meses para ser feito e Méliès pretendia exibi-lo nos Estados Unidos, mas uma equipe de filmagem do Thomas Edison (ele mesmo) fez uma copiá e rodou o país em exibições fazendo o diretor da obra não ganhar nada com ela. Aqui já temos uma filmagem mais longa, com cerca de 12 minutos, onde vemos um grupo de exploradores indo até a Lua e encontrando um povo subterrâneo assustador, aliás esse também é o primeiro filme com alienígenas também. A animação está em alguns momentos, principalmente no icônico momento do foguete chegando à Lua de fato. Essa é uma obra prima e linda de se ver até hoje. Também pode ser encontrada totalmente completa no Youtube, e até mesmo algumas versões coloridas a mão e com trilhas sonoras diversas para se encaixar com o momento que se passa na tela.
Essa foi só uma lista inicial sobre o tema e eu pretendo trazer mais “primeiros filmes” nas próximas partes. A extensa maioria desses filmes está completa no Youtube para serem apreciados e com diversas trilhas sonoras. Se ficou curioso para saber mais sobre George Méliès vá ver o incrível “A Invenção de Hugo Cabret” do diretor Martin Scorsese, que fala de forma meio fantástica a vida desse diretor icônico que é considerado o Pai do Cinema. Se você gostou dessa vibe de primeiros filmes temos mais dois textos sobre primeiros filmes de grandes diretores que você pode ler aqui.