Em dado momento do texto que escrevi anteriormente, com 10 jogos pra conhecer (ou relembrar) o Atari 2600, que você pode conferir clicando aqui, comentei que a lista de jogos do console em questão era beeeem vasta, o que exigiria um novo texto para falar de outros títulos memoráveis que não mencionei na Parte 1. Como prometido, segue a lista abaixo contendo outros 10 títulos bacanas para jogar no Atari 2600. Aperte o Start novamente e aprecie a lista!
Berzerk
Apesar do nome, esse jogo não tem nenhuma relação com o estado de espírito próprio para a guerra tal como compreendido pelos vikings. Nesse game, o jogador atira em robôs, que se aprimoram a cada mudança de cenário (atiram mais rápido, movem-se mais rápido). Além dos robôs, o jogador tem que evitar a todo custo dar de frente com Evil Otto, que nada mais é do que um smile gigante que vai quicando até alcançar o jogador. Como em outros jogos do Atari 2600, é um título com memoráveis efeitos sonoros.
Adventure
Impossível não falar desse jogo depois de ler Jogador Número 1! Foi o primeiro jogo a usar a ideia do Easter Egg, ideia esta que é a premissa básica do livro de Ernest Cline. O criador do Adventure (Warren Robinett) escondeu seu nome em uma das salas do labirinto sem que os produtores da Atari soubessem. Aqui, o jogador guia um pixel por meio de labirintos, coletando chaves para abrir castelos e pegar troféus.
Jungle Hunt
Aqui o jogador encarna um explorador da natureza que atravessa florestas, se pendura em cipós, cruza rios à nado e desvia de toras de madeira para resgatar sua filha/esposa. Um dos primeiros jogos que contém o embrião da ideia do chefe de fase (temos um texto sobre alguns deles aqui), e um dos poucos títulos do Atari 2600 que tem propriamente um “final“.
Tron Deadly Discs
Baseado na clássica cena da guerra de discos de Tron: Uma Odisséia Eletrônica, o jogador deve atirar seus discos nos oponentes, sendo que eles se aperfeiçoam a cada rodada. A mobilidade do personagem e do arremesso dos discos é incrível pros padrões da época. Mire, atire e “lute pelos usuários!”.
Pitfall
Um joguinho bacana em que você tem que passar por uma floresta coletando itens, se pendurando em cipós e evitando perigos. Um dos primeiros jogos com cronômetro pra medir o progresso do player.
Asteroids
Outro clássico do arcade adaptado para o console doméstico do Atari 2600. Apesar de parecer um triângulo atirando pixels nas fatias de calabresa de alguma pizza, é um jogo bem legal pra disputar pontos com os amigos/primos.
Star Wars
A saga Star Wars marcou profundamente a cultura pop, repercutindo também no mundo dos games. O Atari 2600 possui um game pra cada título da trilogia clássica. Em Uma Nova Esperança, você pilota uma X-Wing revivendo a cena da destruição da Estrela da Morte, um jogo muito maneiro em que você já vê rascunhos de uma perspectiva tridimensional. Em O Império Contra-Ataca, a cena escolhida é a batalha de Hoth, em que o jogador enfrenta gigantes AT-AT que avançam em loop infinito. No Retorno de Jedi, você assume a Millenium Falcon pra destruir a inacabada segunda versão da Estrela da Morte. Tenha certeza de que a Força está com estes três jogos!
Donkey Kong
A primeira aparição do celebrado gorila da Nintendo foi no Atari 2600, e ainda por cima como vilão! Depois de raptar uma donzela, o gorilão se entocou no alto de umas plataformas, e não hesita em atirar barris em quem vier tentar resgatá-la, sendo esta a missão do jogador. Aliás, o jogador encarna aqui outra importante figura do panteão da Nintendo, que falarei a seguir…
Mario Bros.
Derrubar tartarugas, coletar moedas e saltar de uma plataforma pra outra são algumas das atribuições dos irmãos Mario e Luigi, que estrelam esse jogo bacaninha do Atari 2600.
X-Man
Naquela época não tinha Xvideos nem Pornhub, mas tinham os lendários porn games da Atari! Eheheh! Ah, e pessoal do politicamente correto, vocês ainda não existiam nos anos 80, tá… Não se assuste com o título desse game, pois não é nenhuma versão pornô barata e pixelada dos mutantes mais famosos da Marvel (temos um texto sobre X-Men: Apocalypse aqui, bem como um TarjaCast sobre o filme clicando aqui). Neste jogo, o player encarna um sujeito de “três pernas” (sim, é isso mesmo que acabou de passar pela sua mente poluída…) que passa por um labirinto evitando que tesouras e dentaduras te acertem “lá embaixo”. O objetivo é chegar ao centro do labirinto, e aí… Bem, você vai saber quando chegar lá.
Apesar de já ter listado 20 títulos do console ao longo desses dois textos, ainda tem algumas menções honrosas, como Yar’s Revenge, Frogs N’ Flies e Dig Dug. Fica a dica, se você quiser conferir, e fique à vontade para deixar o seu feedback nos comentários.