A literatura dita nerd é muito rica e cheia de subgêneros. Vai da fantasia medieval à ficção científica em outras dimensões. Acho seguro dizer que desde a década de 30 já temos uma literatura nerd bem consolidada graças às revistas pulps, onde os grandes temas amados pelos nerds passaram a ganhar essas páginas de material barato. Conan, Tarzan, mitos de Cthulhu (que falamos aqui) e diversos outros gêneros e personagens que estão vivos até hoje. Logo depois nasce o gênero de super heróis e o nerd way of life passa a crescer. Mas, antes destas obras supra-citadas, eu penso que alguns grandes autores de livros clássicos já abordavam temas ou possuíam um estilo que agradam ao nerd ávido por leitura. Alguns vão da aventura ao mistério e conseguem ao mesmo tempo ser livros nerds e clássicos da literatura mundial.
Júlio Verne (1828-1905)
Autor francês de produção ampla, mas que ficou extremamente popular no mundo todo pela sua imaginação e por vezes textos futurólogos. Alguns o colocam como o proto fundador da ficção científica. Muito improvável que você nunca tenha esbarrado em um de seus livros ou adaptação dos mesmos. Está nesta lista por que ele já abordou tudo de mais interessante e instigante. 20.000 Léguas Submarinas (o ápice da aventura), Da Terra a Lua (ficção científica de primeira) e Viagem ao Centro da Terra (onde temos muita fantasia). Todos os seus clássicos são obrigatórios. É até difícil enumerar as obras nerds que ele inspirou, já que são tantas.
Joseph Conrad (1857-1924)
Ele está nesta lista por causa de uma obra: Coração das Trevas. O livro trata de um explorador britânico que vai a África e se depara com todos os horrores inimagináveis. O livro aborda dois temas que são “Como nasce o mal no coração humano?” e “O que uma pessoa aguenta até enlouquecer?”. Para os amantes das histórias profundas e psicológicas do Batman e seus vilões psicóticos. Além de ser um dos primeiros livros que deixou de romantizar a ocupação europeia na África, é extremante bem escrito e te faz sentir uma tensão absurda. Uma tensão psicológica primorosa para quem adora filmes de suspense.
Edgar Allan Poe (1809-1849)
Um gênio em dois estilos: terror e investigação. De um lado temos obras primas como “A Queda da Casa Usher”, “Gato Preto” e “A Mascara da Morte Rubra” do lado mais soturno. Em sua vertente investigativa temos o Detetive Dupin que foi uma das grandes inspirações para Sherlock Holmes. Em suas histórias vemos o primor de uma trama de detetive bem contada e complexa. Poe é simplesmente maravilhoso em todas as suas vertentes literárias e as revolucionou para sempre. Leia tudo que este grande autor americano fez. Se você é um amante do cinema investigativo e dos grandes clássicos de Holmes, tem que ler estes.
Álvares de Azevedo (1831-1852)
Um grande autor brasileiro da segunda geração romântica. Escreveu romances, poemas e peças de teatro. Está nesta lista por dois motivos: “Contos na Taverna” e “Macário”. O primeiro é um livro que nada mais é do que uma sequência de contos. Um grupo de homens está numa taverna e começam a contar histórias do seu passado, uma pior que a outra. Tem que ter estômago forte para as bizarrices. Ótimo para todo fã de terror grotesco. “Macário” já é uma peça de teatro. “Ai Raul peça de teatro? Que coisa chata. O que isso tem a ver com o universo nerd?”. O protagonista no primeiro momento da história fala diretamente com Satã e lhe pede ajuda para resolver questões de sua vida. Típico conceito abordado em Drácula, Motoqueiro Fantasma e uma boa quantidade mangás.
Oscar Wilde (1854-1900)
Chegou nesta lista pelo seu mundialmente famoso “Retrato de Dorian Gray”. O que esse livro tem de nerd? Assim como Mácario, Dorian pede uma ajuda infernal, mas desta vez para se manter eternamente belo e jovem, já que era muito famoso pela sua aparência. Mas para manter essa situação era necessário que um quadro, onde estava pintado seu rosto, ficasse escondido no sótão onde o retrato sofreria tudo que o corpo de Dorian deveria sofrer. Num primeiro momento pensamos que isso só se refere ao envelhecimento, mas gradativamente percebemos que não é apenas isso. Se você gostou de Breaking Bad, talvez goste de ver outra história de degradação moral.
Eu poderia ter citado inúmeros outros, principalmente os góticos do século 19, mas pretendo, em breve, fazer uma lista com mais cinco. Obviamente não coloquei autores que são obviamente do universo nerd como Tolkien e Douglas Adams e sim clássicos que podem afastar o leitor por acharem que “é difícil de ler” ou “chato”. Falamos de outros livros nerds quando falamos de H.P Lovecraft (aqui), livros do King (aqui) e as grandes artistas nerds (aqui). Ainda tem muito material de leitura no site então pode continuar por aqui.