Tem um tempo que fiz aqui um texto sobre personagens que a DC poderia trabalhar mais em seu universo das HQ’S. A ideia dessa lista é exatamente a mesma coisa, mas no universo Marvel. Diferente dos filmes o mundo dos quadrinhos de ambas as editoras é mil vezes mais inchado e misturado do que qualquer universo compartilhado de filme. Devido a toda confusão que mistura diversos grupos de heróis é comum que muitos personagens vão caindo no esquecimento ou acabem ficando subaproveitados. Várias figuras interessantes acabam se tornando protagonistas de luxo, personagens que muita gente gosta, mas efetivamente quase não possuem histórias próprias. Outros já foram mais populares e caíram no ostracismo e outros sempre apresentaram um bom potencial, mas nunca caíram nas graças de nenhum roteirista que os elevasse.
Surfista Prateado
Criado por Jack Kirby no meio do primeiro encontro entre Galactus e o icônico Quarteto Fantástico. Diz a lenda que Kirby o havia criado porque não aguentava desenhar mais naves e simplesmente fez um cara em cima de uma prancha. Talvez ele seja o maior exemplo de protagonista de luxo já que seus grandes momentos quase sempre são associados a histórias do Quarteto. Um pouco depois de sua inserção no Universo Marvel ele ganhou sua mensal roteirizada por Stan Lee e desenhada por John Buscema que é simplesmente maravilhosa. Stan também fez uma graphic novel desenhada por Moebius, chamada de Surfista Prateado Parábola, e até hoje é considerado a melhor história do personagem. Recentemente uma série desenhada por Mike Allred foi extremamente premiada, mas teve uma curta duração devido às baixas vendagens. Um personagem que é apresenta possibilidades infinitas pela sua própria natureza cósmica, mas parece ser sempre deixado de lado em prol de outras figuras. Agora com o universo cósmico da Marvel tão em foco ele certamente poderia ser resgatado nos quadrinhos e colocado entre os grandes personagens como sempre mereceu.
Motoqueiro Fantasma
Apesar de já ter dois filmes ele continua sendo absurdamente secundário. Já teve revistas próprias, mas nunca foi um astro ou tem uma fase considerada clássica. Recentemente ele voltou a aparecer nas telas no seriado Agentes da Shield onde em vez de uma moto ele possui um carro infernal. Essa foi a única grande mudança que o personagem teve nos últimos anos e logo em seguida já voltou a cair no esquecimento. Tendo todo o universo demoníaco para trabalhar e com a possibilidade de criar diversas histórias de terror o Motoqueiro Fantasma também apresenta diversas boas histórias em potencial. O próprio visual do personagem já é naturalmente instigante. Uma boa capa de revista com uma caveira flamejante e uma história minimamente interessante certamente iria chamar atenção.
Namor
Junto ao Tocha Humana ciborgue o Namor é um dos personagens mais antigos da Marvel, na verdade antes dela ser Marvel de fato. Foi resgatado na revista do Quarteto Fantástico como uma espécie de vilão. Ele sempre caminhou nessa linha de anti-herói e teve uma participação relevante nas histórias dos Iluminati (grupo secreto de super heróis da Marvel). Em histórias próprias ele teve uma curta fase com John Byrne e uma graphic novel intitulada “Nas profundezas”. Talvez jogá-lo de uma vez no lado dos vilões seja o ideal e colocá-lo ao lado dos grandes vilões da editora. Se Aquaman está cada vez mais em evidência e prestes a ganhar um filme, coloque Namor como um grande vilão dos Vingadores.
Homem Coisa
Eu já falei dele aqui onde explico como ele é absurdamente parecido com o icônico Monstro do Pântano da DC. Talvez justamente por Monstro do Pântano ter se tornado uma grande revolução nos quadrinhos a sua contra parte da Marvel não conseguia competir e se tornou relegada a um canto obscuro onde ninguém presta atenção. Suas únicas aparições “importantes” foram no grupo Thunderbolts, uma espécie de Esquadrão Suicida da Marvel. O Homem Coisa vem de um período onde quadrinhos de terror faziam muito mais sucesso do que hoje. Uma boa alternativa seja resgatá-lo em um formato mais adulto e carregar no terror, uma verdadeira história de monstro. Se sua contra parte ficou famosa pela filosofia e poesia, esse pode se destacar pelo lado mais animalesco e assustador de sua natureza.
Blade
O caçador de vampiros já teve sua trilogia nos cinemas, muito antes do universo Marvel ganhar as telonas. Ele surgiu nas histórias do Drácula como uma espécie de antagonista e logo ganhou seu próprio espaço, mas nada verdadeiramente especial. Uma minissérie aqui e ali, mas nada de verdadeiro destaque, nada que você pense: “Nossa eu preciso ter essa história na minha coleção”. Talvez o grande caçador de vampiros precise de um universo a parte para suas aventuras. Criar todo um mundo paralelo com vampiros tentando dominar o mundo, ou controlando a sociedade pelas sombras. O personagem geralmente é bem puxado para a ação, mas talvez o que tenha sempre tenha feito falta em suas histórias seja um pouco de terror de verdade. Quem sabe a Marvel poderia começar montar um universo sombrio e coeso como a Vertigo mais ou menos fez?
Além de resgatar alguns personagens espero que essa lista tenha dado algumas dicas de HQ’s fora do óbvio. Certamente você já conhecia algum deles devido ao cinema ou participando na história de outro personagem mais importante. Na verdade se você deseja ver mais dicas de quadrinhos pode clicar aqui e olhar outras listas de quadrinhos que já fiz aqui no Tarja.