Com a chegada do novo filme do Homem Aranha muita gente questionou o porquê da escolha do vilão Abutre. Para muitos ele pode parecer ridículo, e, cá para nós, um idoso vestido com plumas verdes realmente pode parecer meio tosco. Entretanto, ele é um dos vilões mais antigos do Aranha, o segundo mais antigo na verdade. Devido ao seu longo histórico do vilão, ele já teve muitas encarnações e versões. Essa lista é para passear pela linha do tempo deste personagem curioso.
Primeira Aparição
Já na segunda edição de “The Amazing Spider Man”, temos a aparição de Abutre que foi idealizada pela dupla Stan Lee e Steve Ditko. Nessa história o vilão não tinha aparência muito idosa, mas sim a de um homem feio propositalmente desenhado para se assemelhar ao animal que ele representa. Sua vilania nesta edição se limita a fazer furtos relâmpagos com sua habilidade de voo. Em nenhum momento é explicado como ele conseguiu tal tecnologia ou, até mesmo, seu nome verdadeiro. Limita-se a ser um vilão genérico que desejava assaltar uma joalheria com uma peça raríssima. O vilão volta aparecer na primeira reunião do grupo de vilões do “Sexto Sinistro” (que já falei aqui).
Abutre jovem
Gradativamente o vilão foi cada vez mais assimilando a ideia de que seria um idoso. Tanto que em determinada fase da revista ele foi colocado no mesmo asilo que um namorado da tia May (ela teve alguns), Nathan Lubensky, onde o Abutre o matou. Depois disso Adrian Toomes (o nome real do vilão) descobre que tem câncer e começa numa corrida louca para aumentar seu tempo de vida. Neste momento ele cria uma arma que suga o tempo de vida das pessoas passando para ele mesmo, mas somente de forma temporária. Nesse período o nome Abutre nunca fez tanto sentido. É neste mesmo momento em que a revista passa pelo plot dos pais de Peter, que foi reciclado nos filmes “Espetacular Homem Aranha”.
Abutre da linha Marvel Knights
Já fiz minha resenha da saga “Caído entre os Mortos” (que você pode ler aqui) e lá vemos um Abutre bem mais violento. Nesta versão ele tem uma entenda que sofre de uma doença terminal e por isso ele entra numa onda de crimes. Sua roupa preta com asas cortantes era bem mais atualizada e visualmente mais interessante, o que combinava mais para a proposta da Marvel Knights.
Abutre que cospe ácido
Uma nova versão do vilão bem mais assustadora, com um rosto deformado e como já disse cuspindo ácido. Ele começa uma série de assassinatos e o Homem Aranha o caça pela cidade de forma interrupta. Jimmy Natale era um gangster especializado em dar fim a capangas incompetentes, mas acabou sendo usado em uma experiência cientifica e traído pelos seus colegas de trabalho. Sua história é ótima e você pode achá-la nas edições 115 na antiga numeração da Panini (antes da Marvel Now).
Abutre e sua gangue
Depois de algum tempo afastado das histórias, o Abutre retorna às histórias do Aranha liderando uma gangue de assaltantes adolescentes com uma tecnologia semelhante a que ele usava no início de sua carreira. Adam também desenvolve um gosto bizarro por carne crua e até adota um abutre de estimação. Uma aventura bem interessante que pode ser achada na revista mensal do Homem Aranha 135, também na numeração da Panini antes da Marvel Now.
Abutre 2099
No mundo cyberpunk da Marvel, a linha 2099, muitos vilões do Homem Aranha ganharam novas versões. Aqui o Abutre era um líder da gangue Aberrações que vivem no submundo de Nova York e desejam derrubar todas as grandes corporações e dominar a cidade alta. Ele convida o Aranha a se juntar a ele nessa cruzada, mas quando o herói descobre que o Abutre é canibal, desiste e começa uma batalha épica contra ele.
Abutre Ultimate
Nesta versão do universo Ultimate ele se chama Blackie Drago, um agente da Shield que acaba sendo demitido e devido a isso ganha um enorme desgosto pelo sistema, começando uma carreira de mercenário com uma tecnologia semelhante a do Falcão. Nunca foi muito relevante nesse universo e nem tinha um visual tão diferente do universo regular.
Abutre Noir
O Universo Noir da Marvel é muito interessante e apesar de ter suas bombas, possui algumas boas edições. No caso da versão Noir do Homem Aranha temos a participação do Abutre que mais uma vez é colocado como um canibal, mas a diferença é que ele é uma especie de aberração de circo do início do século XX. O mais interessante é que visualmente o vilão foi colocado como uma espécie de Nosferatu, o que é uma ótima ideia, pois quase todas as histórias Noir clássicas se passam entre os anos 20 e 30, o mesmo período em que o filme do vampiro foi feito. Se quiser conferir um textos sobre o filme e sua conturbada história clique aqui e vá para nosso texto especial.
Se você curtiu o estilo desse texto pode clicar aqui e dar uma olhada no texto que fiz sobre as versões do Duende Verde. Espero que esse texto te ajude a entender a importância do vilão para o Homem Aranha e como ele se encaixa nesse universo. Temos uma série de outros textos sobre o herói que você pode conferir aqui.