O seriado de TV Doctor Who gradativamente foi ganhando sua popularidade no meio nerd. Começou como uma retomada de um programa muito antigo da BBC, que tinha uma popularidade bem específica no público inglês. Com a retomada da cronologia em 2005, o show foi ganhando cada vez mais fãs e saindo da Inglaterra para ganhar mais admiradores pelo mundo todo, mas sem perder o seu típico estilo britânico. A série conta as aventuras do Doutor, um alienígena que vive há séculos e viaja pelo tempo resolvendo todo o tipo de problema cósmico que você possa imaginar. Ao longo dos episódios ele encontra todo tipo de criaturas bizarras, sendo que algumas se tornam tão populares (por serem meio assustadoras) que viram vilões oficiais do protagonista. Esta lista traz os piores vilões que já tiveram o azar de ficar frente a frente com o Time Lord.
Dalek
São os piores e mais temíveis vilões da série. Isso pode parecer meio idiota, levando em conta que eles são baixos e só possuem um cano na cara, mas os Daleks são praticamente imortais e não possuem piedade alguma. Disparam raios mortais e totalmente precisos. São uma raça alienígena altamente bélica do planeta Skaro e foram engenhados pelo temível cientista Davros que lhes tirou qualquer capacidade de sentir algo positivo. Eles estão presentes desde a primeira versão de Doctor Who.
Anjos Chorões
Esses ficaram extremamente populares no episódio Blink da terceira temporada (episodio 10 para ser mais exato). Mas por que eles são tão populares e amados? O episódio em questão é um dos melhores episódios de toda a série, onde temos uma incrível inversão de perspectiva, além de trabalhar com um conceito incrível. Imagine uma criatura que só se move quando você não está olhando para ela. Quando você olha elas são apenas anjos de pedra, mas quando você pisca eles estão alguns metros mais próximos, e cada vez de forma mais ameaçadora. Até que você dê a piscada fatal e já está morto. Não é nem possível correr, pois se virar de costas você não estará mais os vendo e eles podem se mover.
Cyberman
Um robô humanoide que também já aparecia na série clássica de Doctor Who. Os Cyberman são uma inteligência coletiva que necessita assimilar os humanos para aumentar a mesma inteligência. De tempos em tempos eles retornam de formas diferentes. Basta continuar existindo um para que eles retornem de forma implacável. Às vezes, eles até surgem de formas diferentes já que alguns vieram de universos paralelos. É como se eles fossem uma constante universal que não pode ser evitada.
Silencio
Um grupo religioso que controla sociedades de forma oculta. Mas como? A partir do momento que não se está mais olhando para eles você esquece completamente que eles estavam ali. Esquecemos-nos de sua existência enquanto eles continuam nas sombras influenciando de forma oculta. Sua origem remonta desde a origem do universo e estão ligados aos Timelords (a raça a qual o Doctor pertence).
Mestre
Por muito tempo fomos levados a pensar que Doctor era o último Timelord, até que Mestre surgiu. Assim como Doctor, nos não sabemos o verdadeiro nome dele. O vilão é completamente louco e tenta destruir o Doctor diversas vezes, mesmo já tendo sido grandes amigos de infância. Ele é como uma espécie de antítese de tudo que o protagonista é, mas, assim como ele, o Mestre sempre muda suas feições, e já foi interpretado por alguns atores diferentes.
A série possui diversas outras raças e personagens que aparecem ao longo do show, mas alguns não são mais vilões como os Sontarans, enquanto outros só aparecerem uma vez como os Vashta Nerada, no incrível episodio “Silencio na Biblioteca” (episodio oito da quarta temporada). Outros personagens são dúbios e, às vezes, se comportam como vilões e outros como aliados. Espero que esse texto minimante despertado a sua curiosidade com a série, e, uma última dica, você pode assistir aos episódios que mencionei de forma solta, já que eles não carecem de muita cronologia.