Com a recente notícia de que filmes de super-heróis podem concorrer ao Oscar, muito tem se falado sobre o quanto isto pode ou não impactar a indústria. Saber que um filme ganhou na categoria de “Melhor Filme Popular” vai realmente mudar alguma coisa? Isto é realmente uma boa ideia? Enquanto este artigo tenta encontrar algumas respostas, fica apenas uma certeza: esta novidade vai despertar mais interesse na audiência por conta da expectativa de saber quem será o grande vencedor da noite.
Antes de fazer projeções sobre o futuro, vale a pena fazer algumas viagens no tempo e relembrar que filmes de super-heróis sempre tiveram seu lugar no Oscar. A questão é que esse lugar é o de categorias técnicas como “Efeitos Especiais”, por exemplo. A única exceção foi quando o ator Heath Ledger ganhou um Oscar póstumo como “Melhor Ator Coadjuvante” em Batman: O Cavaleiro das Trevas. Tendo em vista a atuação marcante dele, não há como discutir que este prêmio foi mais do que merecido. No entanto, este foi um caso isolado. Se a nova categoria existisse naquele ano, seria muito provável que o segundo filme do Batman também levasse a estatueta pra casa tendo em vista a qualidade da produção como um todo.
Outro ponto que deve ser considerado está em relação no que diferencia a nova categoria daquela que é considerada a principal: Melhor Filme. Uma das coisas que sempre marcou a Academia foi o fato de que muitas das produções indicadas sempre tiveram o status de arte como drama, suspense, cinebiografia, entre outros. Sendo assim, o filme que ganhar como mais popular deixará claro que apenas teve mais popularidade mas que mesmo assim não foi bom o bastante para ser o melhor do ano. Talvez seja exagero colocar as coisas dessa forma. Afinal de contas, não deixa de ser um Oscar para uma adaptação de quadrinhos e isso fortalece ainda mais a indústria da qual esses filmes pertencem.
Isto nos leva ao fato de que filmes recentes como Pantera Negra e Mulher-Maravilha, que mostraram recentemente que ainda há novos caminhos para se trilhar nas adaptações de HQ para o cinema. Ambos têm em comum a questão da representatividade além de serem produções de qualidade muito bem aceitas pelo público e crítica. Não é toa que suas continuações podem ser fortes candidatas a ganhar um Oscar. Tendo em vista o sucesso e o impacto desses filmes, podemos até dizer que uma premiação dessas motivará ainda mais produções nesse sentido a ganharem a luz do dia como Batgirl e Viúva Negra.
Enfim, ainda é muito cedo para se ter certeza sobre qualquer coisa. Talvez com produções como essas sendo premiadas, este sub-gênero ganhe cada vez mais força e crie raízes na indústria. De qualquer modo, quando o super-heroísmo ganhar o Oscar nós também seremos vencedores. E esta será mais uma prova de que nunca houve uma época tão boa pra ser nerd.
Leia também:
- Nova Categoria do Oscar é anunciada: Melhor Filme Popular
- TarjaCast 37 – Oscar: Um debate sobre cinema
- O Impacto social e midiático do Pantera Negra
- Um novo passo para as adaptações de quadrinhos no cinema
- Batgirl, Viúva Negra e o futuro das heroínas no cinema
- Crítica de Pantera Negra
- Crítica de Mulher-Maravilha
- Crítica de Batman: O Cavaleiro das Trevas
Olhar Literário é uma coluna escrita por Marcus Alencar. Marcus é redator no site Leituraverso e um dos hosts do podcast Leituracast