Importante para o desenvolvimento humano, a adolescência está longe de ser facilmente compreendida pelos mais velhos. Quem pertence a uma nova geração se sente perdido na hora de lidar com as várias mudanças acontecendo ao mesmo tempo, isso sem falar em outras questões complicadas. Escrito por Leonardo Brasiliense, Adeus contos de fadas compartilha uma forma de olhar para essa fase na tentativa de ajudar na compreensão da mesma.
Publicada em 2006, a obra é uma coletânea de minicontos que abordam de forma leve e sensível dilemas comuns a todos os jovens, mostrando que suas histórias ultrapassam as fronteiras de idade.
Pode não parecer, mas o detalhe sobre o ano de publicação é mais importante do que aparenta. Isso ocorre porque, à primeira vista, o leitor mais jovem pode desconfiar que Adeus contos de fadas possua referências datadas e nostálgicas, algo que poderia diminuir sua abrangência. Felizmente isso não acontece já que o autor realmente fala sobre situações que podem ser identificáveis por pessoas de diferentes gerações.
Outro motivo pelo qual o livro pode despertar interesse está na linguagem utilizada nas histórias. É como se tivessem sido escritas por um adolescente que, por sua vez, possui um excelente timing cômico para inserir reviravoltas engraçadas, como em O quarto, O mais lento e Havia um gesso no meio do caminho.
Além disso, vale destacar que se pode estabelecer uma conexão entre alguns minicontos que se complementam, como nos casos de Quando e O que eu vou ser sobre as indecisões em relação à vida adulta; Grandes mudanças e Adeus, Barbie. que tratam especificamente sobre o universo feminino.
Por último, fica a recomendação para o que está de certo modo oculto em Adeus contos de fadas. Isso porque há uma quantidade de ideias interessantes nas entrelinhas da antologia como se o próprio autor desse um conselho principalmente para o público com menos de 20 anos ir com calma na leitura e se dar um tempo para refletir sobre o conteúdo, algo de fundamental importância não só na leitura como nessa fase da vida.
Adicione Adeus contos de fadas à sua biblioteca!
Conteúdo relacionado:
Quer continuar por dentro das novidades? Então siga o canal do Quarta Parede no WhatsApp e não perca nada!