AVISO: O texto a seguir contém spoilers do episódio 20 de Attack on Titan Temporada Final
Neste domingo foi lançado o 20º episódio da temporada final de Attack on Titan, e tivemos uma noção de como os fatos e mistérios que envolviam o período de Grisha Jaegger atrás das Muralhas se desenrolaram. Isso aconteceu quando Zeke, após revelar que estava no controle no último episódio, resolve levar seu meio-irmão mais novo, Eren, numa jornada para revelar a lavagem que seu pai havia feito no herdeiro do Titã Fundador.
Acompanhamos as memórias de Grisha e com o desenrolar do tempo não só Zeke vai percebendo que seu pai não era aquela figura ardilosa que ele imaginava, como também percebemos que ainda há uma relação da viagem que os dois irmãos fazem nas memórias do pai com o que o mesmo decidia naquela época. E o clímax do episódio chega justamente no dia em que a Muralha é quebrada no ataque inicial do anime, e Grisha vai confrontar a família real e herdeira do Titã Fundador Frieda. Neste momento o Jaegger revela que a característica especial do Titã de Ataque (titã que ele e o Eren portam) é de ser capaz de saber o futuro. E, após desistir de matar uma família, Grisha muda de ideia sob influência de Eren que assistia suas memórias com um olhar maquiavélico de fundo e relembrou o pai do porquê dele estar ali, num tremendo plot twist.
Após massacrar a família real e absorver o Titã Fundador (para mais tarde passar para o Eren ainda jovem), Grisha percebe a presença de Zeke e perde perdão por ter sido um péssimo pai e diz que o amava, arrancando lágrimas do portador do Titã Bestial. E faz um pedido para seu filho mais velho: “Por favor, pare o Eren!“. Grisha diz que dali em diante apenas os desejos do Eren iriam se realizar. E acaba o episódio com os dois irmãos retornando para o deserto dos Caminhos de Ymir.
Com tudo isso acontecendo resta apenas uma certeza, Eren manipulou seu pai e irmão para que tudo acontecesse do jeito que aconteceu. O poder do Titã de Ataque de saber o futuro prendeu Grisha em um destino para que o futuro acontecesse da forma planejada pelo Eren. Mas por que será que o Eren quis tudo isso? Por que Zeke que parecia estar no controle da situação nos Caminhos acabou perdendo a noção do que estava acontecendo e, talvez, do que está prestes a acontecer? Bem, esperamos pelas respostas no domingo que vem.
O que você achou do episódio? Deixe nos comentários sua opinião e se você concorda com as decisões que o Eren tem tomado.