A DC Comics vem passando por uma reformulação muito interessante em seus longas animados. Após finalizar seu universo anterior com o filme Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips a produção da editora vem criando filmes deslocados entre si, e sem se preocupar com um universo compartilhado extremamente coeso. O objetivo está em contar boas histórias e que se sustentem por si mesmas. Seguindo essa lógica temos esse último lançamento que busca fazer uma grande homenagem aos filmes de kung-fu e a franquia James Bond.
Apesar da sinopse oficial indicar que a história se passa na década de 70, a animação parece ser propositalmente ambígua em termos anacrônicos. Apesar do nome Batman estar no título essa não é uma história dele. A ideia é mais ser uma aventura de um grupo com personagens relacionados a artes marciais da editora. Dentre eles temos Richard Dragon (curiosamente dublado por Mark Dacascos), Lady Shiva e Tigre de Bronze.
Apesar de toda a ideia do filme é ser uma mistura de filme de espionagem com aventura de kung-fu, a animação poderia ter ido mais fundo em termos visuais para abraçar esse conceito. É sempre o mesmo problema destas produções: são feitas de forma automática e muito dentro de uma padronização visual. Um bom exemplo contrário é Batman Ninja que abraça completamente a temática que se propõe.
O roteiro é de autoria de Jeremy Adams que também escreveu Mortal Kombat Legends: Scorpion’s Revenge e alguns episódios de Supernatural. Seu roteiro é bem simples e sabe usar muito bem os clichês típicos da história que deseja contar. Às vezes o ritmo da história fica um pouco lento e demora em juntar o grupo, além de usar muito o recurso de flash back. Mas apesar de tudo é uma ótima história e deixa um gancho extremamente interessante para uma possível continuação. O diretor é Sam Liu que dirigiu a maior parte destes longas animados da DC.
Espero que essa linha continue. O próximo lançamento que temos em vista é uma aventura da Sociedade da Justiça na segunda guerra mundial, algo que já é clássico nos quadrinhos. É muito benéfico que tenhamos mais longas animados com heróis que não sejam sempre Batman, Superman e Liga da Justiça, como foi o último universo animado. E mesmo que você não seja um fã de super-heróis esse pode ser um filme para você, justamente por tentar ser muito mais um filme dos anos 70 de ação do que qualquer outra coisa