O Escaravelho do Diabo é um livro clássico da coleção Vagalume que foi muito importante para formar diversos leitores brasileiros de diferentes gerações. Foi o primeiro livro de muita gente, além de o primeiro livro de mistério e investigação de alguns. A primeira publicação foi em 1953, e foi escrito pela Lúcia Machado de Almeida. Essa coleção não fez parte da minha infância, mas já ouvi falar muito dela, especialmente desse livro, e por isso decidi conferir.
O mistério se dá na cidade de Vista Alegre onde um assassino envia escaravelhos para ruivos, logo antes de mata-los. Acompanhamos a investigação através de Alberto que teve seu irmão assassinado, além dos seus romances, e a vida da pequena cidade. Achei o livro curiosamente “adulto” na sua temática apesar dele ser infanto-juvenil. Imagino que ele tenha sido bastante chocante e instigante para os primeiros leitores jovens, hoje em dia ele nos parece bem ingênuo, principalmente na forma como a investigação é feita.
Muito se crítica hoje em dia pelos tons machistas do livro, e de fato isso está lá, mas nada muito agressivo a ponto de invalida-lo completamente. O final é um pouco anticlimático apesar de ter um desenvolvimento interessante. Mas não se pode tirar nenhum crédito de um livro que formou tantos leitores, principalmente no Brasil. Muitas pessoas têm memórias boas desta trama e se tornaram leitoras por causa dele. E isso já basta para que Lúcia Machado de Almeida tenha um lugar especial nos grandes nomes da literatura nacional.
O Quarta Parede agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/quartap4rede).