Tijolômetro – O Poço (The Well):

[SPOILERS A SEGUIR] Desde que Russell T. Davies voltou ao comando de Doctor Who, o showrunner vem revisitando o passado do programa e resgatando muitos elementos de sucesso. O Poço, terceiro episódio da nova temporada da Era Disney retorna a 2008 para embasar seu roteiro em um dos episódios mais instigantes e misteriosos da série moderna e consegue lhe dar continuidade, ainda que seja menos impactante.
O Doutor (Ncti Gatwa) e Belinda (Varada Sethu) ainda estão tentando voltar para 24 de maio de 2025 sem sucesso, por isso resolvem fazer mais uma parada no espaço-tempo para utilizar o vindicador. Porém, a Tardis os leva muitos anos no futuro a um planeta inabitado onde vários mineradores morreram de forma inexplicável graças a uma criatura invisível saída das profundezas de um poço. É então que o Senhor do Tempo descobre que já esteve naquele local quando ele ainda era conhecido como o planeta de diamante Midnight.
Quem se lembra da quarta temporada de Doctor Who (2008) irá reconhecer imediatamente a ameaça reapresentada em O Poço. Midnight (S04E10) apresentou um dos maiores mistérios não solucionados da série ao confrontar o 10º Doutor (David Tennant) com uma entidade desconhecida que primeiro imitava e depois passava a controlar seu hospedeiro. Agora, 400.000 anos depois, essa mesma criatura aparentemente evoluiu devido a seu aprendizado e se libertou quando o planeta começou a ser minerado.
Midnight é um episódio independente do resto da quarta temporada e pouco mencionado, mas se tornou queridinho entre uma parcela dos Whovians justamente por manter aquela atmosfera enigmática acerca do Universo. A dúvida construída pelo roteiro e a ausência proposital de respostas concretas é o grande encanto dessa aventura em particular do Doutor. Trazer essa criatura de volta na Era Disney é correr o risco de mexer em algo que não precisava ser revisitado.
Contudo, o saldo de O Poço ainda é positivo, pois trabalha bem os dilemas vividos pelo protagonista e seus companheiros. A questão do autossacrifício pelo bem do coletivo fica bem delineada com a morte da comandante Shaya (Caoilfhionn Dunne), por mais que o final indique que tudo foi em vão e a entidade conseguiu se libertar. O mais provável é que RTD guarde esse detalhe para ser usado em um futuro distante, então não ouviremos falar dela tão cedo.
O que conecta o terceiro episódio com o restante da temporada é a busca por informações sobre a Terra. O suspense se torna ainda mais intenso quando o Doutor e Belinda descobrem que ninguém no futuro jamais ouviu falar do nosso planeta ou da raça humana. E para piorar tudo, a Sra. Flood (Anita Dobson) faz uma aparição inesperada querendo informações sobre o vindicador. Resta agora saber qual o envolvimento da personagem com a trajetória do Senhor do Tempo desde o começo da nova era do programa. Seria ela mais uma precursora dos deuses ou alguém ainda mais perigosa?
O Poço funciona como uma continuação tardia de um dos grandes episódios de Doctor Who e, mesmo que não atinja o mesmo nível de tensão de Midnight, representa um amadurecimento na trama do segundo ano da série. Russel T. Davies passa confiança ao mostrar que sabe o que está fazendo, então podemos esperar por grandes revelações ao final da temporada.
Ficha técnica:
- Episódio: Doctor Who 3×2: O Poço (The Well)
- Data de exibição: 26 de abril de 2025
- Roteiro: Russell T. Davies e Sharma Angel-Walfall
- Direção: Amanda Brotchie
- Duração: 48 min.
- Elenco: Ncuti Gtwa (Doutor), Varada Sethu (Belinda Chandra), Caoilfhionn Dunne (Shaya Costallion), Rose Ayling-Ellis (Aliss Fenly), Anita Dobson (Srta Flood), entre outros.
Assista ao trailer de O Poço:
Conteúdo relacionado:
Fique por dentro das novidades!