Tijolômetro – The Mark of the Rani

Com seu retorno em O Festival Interestelar da Canção, a Rani voltou a ser o foco das atenções. Por esse motivo, vale a pena conhecer como foi sua estreia em Doctor Who no arco The Mark of the Rani (1985), tendo em vista sua relevância como atual nêmesis do 15º Doutor (Ncuti Gatwa) na segunda temporada da série. Na trama, a renegada Senhora do Tempo conhecida como A Rani (Kate O’Mara) está realizando experimentos com humanos na Inglaterra do século XIX, extraindo uma substância cerebral essencial para o sono. Enquanto isso, o Mestre (Anthony Ainley) aparece com seu próprio plano de vingança contra o 6º Doutor (Colin Baker). Mesmo com objetivos distintos, os dois vilões unem forças temporariamente, criando uma ameaça para o Senhor do Tempo e sua companion Peri Brown (Nicola Bryant).
Com roteiro de Pip e Jane Baker, esse arco de duas partes tem seus problemas que atrapalham uma apreciação total da história em si. Entre eles estão as cenas envolvendo personagens secundários como os luditas — nome dado aos trabalhadores que se revoltavam contra a introdução de máquinas na produção, o que ameaçava seus empregos durante o período da Revolução Industrial na Inglaterra — e a presença dessa regeneração do Mestre, que pouco acrescenta ao enredo como um todo. Isso não muda o fato de que a presença em cena e o carisma de Kate O’Mara compensam essas questões. Estrategista e uma cientista brilhante, ela demonstra não ter limite com seus experimentos, seja transformando pessoas em árvores ou cultivando embriões de dinossauros. Além disso, a Senhora do Tempo não demonstra remorso em descartar qualquer um de seus lacaios depois que não possuem mais utilidade.
The Mark of the Rani não é excelente, mas ainda assim ocupa um lugar importante na história de Doctor Who. Infelizmente, o arco foi apenas uma das poucas passagens da personagem, que só voltaria mais tarde em Time and the Rani (1987) e no especial não canônico Dimensions In Time (1993), produzido para o Children in Need. De qualquer modo, fica a expectativa para que as novas regenerações façam jus ao histórico de uma vilã tão icônica e importante como ela.
Assista ao trailer de The Mark of the Rani:
Conteúdo relacionado:
- Review de O Festival Interestelar da Canção
- Especial Doctor Who: Dimensions In Time – 1993 Children In Need
- Acompanhe os reviews da segunda temporada de Doctor Who (2025)
O Review é uma análise das séries e filmes que amamos (ou não) de forma rápida e objetiva
Fique por dentro das novidades!
Veja Também!