Tijolômetro – Guardiões da Galáxia Vol. 3 (2023):
Depois de diversos projetos de qualidade duvidosa, a última esperança para o Universo Cinematográfico da Marvel estava nas mãos de James Gunn e da tão aguardada conclusão para as aventuras dos Guardiões da Galáxia. Felizmente, o terceiro volume da trilogia supera todas as expectativas em uma trama divertida e emocionante que mistura a alegria do reencontro com a tristeza da despedida.
No filme, reencontramos os Guardiões estabelecidos em Lugarnenhum. Enquanto a maioria deles tenta seguir com suas vidas, Peter Quill (Chris Pratt) ainda sofre pela perda de Gamora (Zoe Saldaña) após o ocorrido em Vingadores: Guerra Infinita; já Rocket (Bradley Cooper), vive atormentado pelas lembranças do seu passado perturbador. Quando uma poderosa ameaça surge, Quill e seu grupo embarcam em uma arriscada missão para salvar a vida de um de seus companheiros.
Um dos elementos de sucesso da trilogia dos Guardiões da Galáxia é a trilha sonora marcante que continua presente no terceiro volume. Contudo, o tom ditado pelas músicas agora é um pouco mais sentimental e menos dançante, a começar pela cena introdutória ao som da versão acústica de Creep, do Radiohead. Tanto a letra desta canção como a das outras tocadas ao longo do filme refletem o estado de espírito dos personagens e o que eles estão sentindo naquele momento, passando por tristeza, raiva, determinação, entre outras emoções.
Nesse aspecto psicológico e emocional, quem mais se destaca é Rocket. Nos filmes anteriores, já tínhamos alguns indícios de que ele não teve um passado fácil, mas só agora entendemos a real dimensão do que lhe aconteceu. É impossível não se emocionar quando vemos suas lembranças sobre o período em que era tratado como uma cobaia de laboratório. O impacto dessas cenas é tão forte que o longa foi premiado pela PETA – maior organização defensora dos animais do mundo – e descrito como “uma obra-prima dos direitos dos animais”.
Mesmo centrado na história de Rocket, todos os outros membros do grupo recebem o merecido desenvolvimento. Parte disso se deve à continuidade produzida por James Gunn ao longo dos três filmes, mas é apenas no último que eles realmente se encontram. Tanto Nebula (Karen Gillan) quanto Drax (Dave Bautista), Mantis (Pom Klementieff), Petter Quill e Gamora têm sua e papel específico para que funcionem como uma equipe.
Guardiões da Galáxia 3 também consegue um fato raro para uma produção da Marvel: desenvolver um bom vilão com apenas um filme. O Alto Evolucionário (Chukwudi Iwuji) não é aquele vilão que divide opiniões, pelo contrário. É unânime que todos o odeiam. Porém, ele tem suas motivações bem definidas e não mede esforços para alcançá-las, o que o torna alguém a ser temido. Adam Warlock (Will Poulter) também marca presença em tela, mas representa uma ameaça menor se comparado ao grande antagonista.
As duas horas e 29 minutos de duração conseguem equilibrar boas doses de ação, drama e comédia, sem perder a mão no timing das piadas, algo muito difícil nos padrões do MCU. Também é perceptível uma seriedade maior em determinados momentos, inclusive algumas cenas mais violentas que o habitual. Mesmo não chegando a ser nada muito chocante ou apelativo, elas geram uma sensação de perigo real e causam apreensão genuína nos espectadores, que temem pela vida dos personagens.
Por ser o último filme dos Guardiões e o último trabalho de James Gunn na Marvel, a atmosfera de despedida está presente todo tempo e se torna mais densa no desfecho da obra. Dessa forma, tudo se encaminha para o destino final dos protagonistas, coerente com o que foi mostrado até ali. Além disso, as duas cenas pós créditos dão pistas do que acontece e o que podemos esperar para o futuro.
Em meio a tantos projetos mal executados pelo estúdio, Guardiões da Galáxia Vol. 3 se destaca como o melhor filme de uma trilogia de sucesso, dando um encerramento divertido, comovente e grandioso para personagens tão queridos que agora vão deixar saudades. Agora fica a torcida para que James Gunn mantenha esse mesmo padrão de qualidade nas produções que comandar na DC.
Assista ao trailer:
Conheça os outros filmes da trilogia
Confira outras produções de James Gunn:
Quer continuar por dentro das novidades? Então siga o canal do Quarta Parede no Telegram e não perca nada (t.me/quartap4rede)