Tijolômetro – Joy: O Nome do Sucesso (2016)
Filmes inspirados em histórias reais de empreendedores não são novidades na história do cinema e, por isso, se diferenciam aqueles que retratam de forma emocionante a jornada heroica de seus protagonistas. Isso nos leva a Joy: O Nome do Sucesso que adapta o roteiro original de Annie Mumolo sobre a inventora e empresária Joy Mangano (Jennifer Lawrence), responsável pela criação de um esfregão de limpeza milagroso que se transformou em um fenômeno de vendas e fez dela uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.
Sem medo de parecer didático demais em sua estrutura, o longa desenvolve de forma linear o perfil dela desde a infância, quando criava os seus próprios brinquedos, até a vida adulta, em um contexto no qual mora com os pais e o ex-marido, além de cuidar dos filhos como mãe divorciada. Nesse aspecto, Jennifer Lawrence convence no papel em mais um trabalho que garantiu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz e também se destaca pelo carisma, principalmente nas cenas em família. Esse detalhe não é por acaso, já que o roteiro utiliza seu talento para dar à trama uma cara mais divertida e menos dramática em situações em que Joy encara todos os obstáculos com o melhor humor possível em uma coincidência narrativa poética, já que seu nome significa alegria em inglês.
Por último, o filme encerra com uma mensagem de superação previsível, algo que o título nacional deixa ainda mais claro, mas isso não muda o fato que assistir Joy: O Nome do Sucesso é gratificante, de modo que ficamos felizes por vê-la vencer mesmo sabendo que isso aconteceria desde o começo.
Confira o trailer de Joy: O Nome do Sucesso
Conteúdo relacionado:
- “Joy: O Nome do Sucesso”: conheça a história que inspirou o filme
- Confira outras críticas de filmes estrelados por Jennifer Lawrence
O Pocket Review é uma análise das séries e filmes que amamos (ou não) de forma rápida e objetiva
Quer continuar por dentro das novidades? Então siga o canal do Quarta Parede no WhatsApp e não perca nada.