X-Men ’97 é um sucesso comprovado que conseguiu seu lugar na história das adaptações da Marvel. Esse fato se confirma pela qualidade da produção em diversos fatores, como uma estética visual bem definida em conjunto com um roteiro ousado e criativo além de fidelidade ao material original.
Criada por Beau DeMayo para o serviço de streaming Disney+, a animação é um renascimento de X-Men: A Série Animada. Na trama, o grupo mutante enfrenta novos desafios após a perda de seu antigo mentor, o Professor X. Por conta disso, são forçados a enfrentar um novo futuro perigoso e inesperado com Magneto ocupando essa posição.
O primeiro acerto de X-Men ’97 está em criar um projeto que une fãs de longa data ao mesmo tempo que abre espaço para um novo público. Desse modo, não há uma exigência de conhecimento prévio sobre algum evento específico ocorrido na produção original. Isso porque o roteiro se encarrega de contextualizar o que é necessário e seguir em frente com a nova trama. Isso não exclui a possibilidade de algumas referências bem pontuais serem feitas, como a citação de certos traumas que alguns integrantes da equipe carregam em relação a vilões como o Sr. Sinistro, por exemplo.
Outro ponto de destaque está em relação ao líder de campo da equipe. É uma grata surpresa ver Ciclope com um desenvolvimento satisfatório e tendo seu potencial bem explorado, algo que foi totalmente desperdiçado em suas versões live-action. Isso pode ser percebido tanto nas cenas em que ele precisa lidar sozinho contra diferentes tipos de ameaças como quando precisa atuar em conjunto com seus colegas de equipe. Não é à toa que essa pode ser facilmente considerada como a melhor adaptação dele até o momento.
Quem também merece um comentário a parte em X-Men ’97 é Magneto já que sem sombra de dúvida ele é o mutante que mais será lembrado no conjunto dessa obra. Conhecido pelo seu ódio à raça humana e pelo modo de agir mais agressivo contra seus opositores, ele passa por vários momentos em que precisa mudar um pouco seu tom para se tornar um líder para o grupo formado pelo Professor Xavier, mas o que mais marca sua passagem está justamente nos pontos de virada, quando precisa mostrar toda sua força não só direta como indiretamente. Inclusive, não é toa que cada palavra dita por ele tem um impacto certeiro nos momentos mais dramáticos.
Algumas personagens femininas também receberam uma atualização diferenciada. Uma delas é Jean Grey que protagoniza cenas de ação muito bem elaboradas e dificilmente lembra aquele estereótipo de donzela em perigo sempre nos braços de seu amado. Já Tempestade passa por uma jornada em busca de identidade muito interessante, mas sua história sofre com uma quebra de expectativa já que é contada em duas partes sendo que cada uma delas divide espaço com outras subtramas no mesmo episódio, o que compromete um pouco o ritmo e faz com que a resolução da mesma fique apressada.
Em X-Men ’97, alguns mutantes têm menos de tempo de tela em comparação aos outros, mas compensam isso com carisma em maior ou menor grau, como é o caso de Wolverine, Fera, Jubileu e Mancha Solar. Outro que também se encaixa nisso é Gambit com a diferença de ser o protagonista de um dos momentos mais marcantes dessa temporada. Mais do que isso, ele também serve como motivação para Vampira ter as diferentes camadas de sua personalidade sendo desenvolvidas.
Além de tantos pontos positivos a serem inumerados ainda há uma consideração a ser feita sobre participações especiais. Diferente da série animada em que isso era feito de forma mais breve e tímida, essa temporada soube integrar os mutantes com outros heróis do Universo Marvel sem dificuldades e de forma orgânica. Para alguns fãs reascendeu até a esperança de novas animações nesse estilo.
Com poucos erros e uma quantidade muito maior de acertos, X-Men ’97 eleva o nível das adaptações de quadrinhos da Marvel. Mais do que isso, a animação mostra mais uma vez como pode servir de referência para uma nova jornada cinematográfica dos mutantes no MCU. Até lá, fica a expectativa para que as próximas aventuras impressionem ainda mais o público que com certeza irá acompanhar com muita empolgação esse sucesso que nasceu para ser épico.
Assista ao trailer:
Conteúdo relacionado:
Quer continuar por dentro das novidades? Então siga o canal do Quarta Parede no WhatsApp e não perca nada!
X-Men '97 (1ª temporada)
-
Nota