Já se passaram cerca de 40 dias desde que o diretor de Indiana Jones 5, James Mangold, disse no Twitter que havia “cerca de um mês” de filmagens para fazer na sequência ainda sem título do aventureiro arqueólogo. É claro que tudo demora um pouco mais do que costumava com os protocolos de segurança Covid-19 em vigor e, a partir de hoje, o produtor Frank Marshall revelou que a produção está “na reta final”, compartilhando nas redes sociais o comentário junto com uma foto externa de Pinewood Studios, onde o filme está rodando a maioria das cenas. Obviamente, esse é um compromisso menos específico do que o de Mangold, mas quando você junta os dois, parece provável que a produção seja concluída muito em breve.
About a month remaining.
— Mangold (@mang0ld) January 1, 2022
Home stretch… #IndianaJones pic.twitter.com/gITY25I2jf
— Frank Marshall (@LeDoctor) February 20, 2022
Mangold é uma escolha interessante para o longa em desenvolvimento, considerando que seu filme mais aclamado é Logan, que finalmente encerrou a carreira de décadas de Hugh Jackman como Wolverine na tela grande. Com esta provavelmente sendo a última aparição de Harrison Ford como Indiana Jones, Mangold está ciente dos paralelos.
“Como em todo o meu trabalho, estou sempre tentando encontrar um centro emocional para operar”, explicou Mangold ao ComicBook.com. “Acho que o mais importante é, em uma época em que as franquias se tornaram uma mercadoria, servir a mesma coisa novamente. Pelo menos para mim, nas danças que tive com qualquer franquia, servir a mesma coisa novamente, geralmente só produz um desejo pela primeira vez que você comeu. Ou seja, faz o público desejar que eles tenham acabado de comer o primeiro de novo. Então você tem que empurrar algo para algum lugar novo, enquanto também lembra as principais razões pelas quais todos foi reunido. E para usar Logan como um exemplo disso, quando você está lidando em um mundo de uma franquia muito pressionada.”
Steven Spielberg, que dirigiu os quatro primeiros filmes de Indiana Jones, deveria dirigir este, mas deixou o projeto em 2020. Mangold entrou e, usando o conceito básico de Spielberg, supostamente reformulou grande parte do roteiro antes do início da produção. Spielberg e o criador George Lucas permanecerão como produtores executivos. Além de Ford, o filme será estrelado por Phoebe Waller-Bridge, Mads Mikkelsen, Thomas Kretschmann e Antonio Banderas. Nada se sabe sobre a trama ainda, mas o Dr. Jones foi visto brigando com nazistas em fotos do set.