A Penguin Random House lançou recentemente uma edição à prova de fogo de O Conto de Aia, da escritora Margaret Atwood. Muito mais do que uma versão de luxo para colecionadores a publicação também é uma forma de protesto contra a censura do livro que já foi banido há anos de bibliotecas públicas de diversos estados nos EUA.
Infelizmente, essa situação tem acontecido não só nos Estados Unidos como em todo o mundo em um movimento em que livros estão sendo contestados, proibidos e até queimados.
Inclusive, a própria autora de O Conto de Aia testou essa nova edição em um vídeo publicado no canal da editora, confira:
Sobre essa iniciativa, é importante ressaltar que foi lançado o site Unburnable Book (livro “inqueimável”, em tradução literal) em que é possível conferir o relato dessa história trágica sobre censura e muito mais. Uma das informações apresentadas nesse site é que essa nova versão de O Conto de Aia foi impressa e encadernada com materiais à prova de fogo. Em outras palavras, “feita para ser completamente incombustível“. O texto completa dizendo que o projeto serve para “permanecer como um símbolo poderoso contra a censura“.
Outra informação importante é que o livro está sendo apresentado para leilão pela Sotheby’s New York desde o dia 23 com prazo de encerramento em 7 de junho, com todos os lucros destinados ao trabalho da PEN America em apoio à liberdade de expressão.
Publicado em 1985, O Conto da Aia inspirou a série The Handmaid’s Tale, que ganhará uma quarta temporada em breve pela Amazon Prime. Em 2019, o livro ganhou uma sequência, chamada Os Testamentos. Os dois títulos foram publicados no Brasil pela Rocco.