AVISO: O seguinte contém spoilers para Attack on Titan Temporada 4, Episódio 22.
Mesmo com o resto do mundo de Attack on Titan estando quase condenado, também havia caos de sobra na Ilha Paradis como resultado do Estrondo. Eren Jaeger fez um anúncio ousado e dramático de que iria aniquilar o mundo exterior para proteger os eldianos da Ilha Paradis, mas ele nem olhou para trás para a devastação que causou em Shiganshina, muito menos fez algo sobre isso. A destruição das Muralhas feriu e possivelmente matou dezenas de pessoas, os Titãs de Zeke ainda estavam à solta, e a posição de Eren sobre a situação em Paradis parece estar na linha do “boa sorte com isso”.
Para alguém que ama tanto seu povo e que destruirá o mundo inteiro para protegê-los, Eren deixou seus amigos pendurados enquanto se arrastava com seu exército de Titãs Colossais. O episódio 22 da 4ª temporada, “Descongelamento”, teve grande nostalgia quando Mikasa, Armin, Jean e outros membros da Tropa de Exploração e Jaegeristas lutaram contra um ataque dos Titãs transformados por Zeke dentro da cidade. Os soldados rapidamente e eficientemente eliminaram todos os Titãs de Zeke graças às Lanças do Trovão, mas por que eles tiveram que lutar? Dado tudo o que o Titã Fundador é capaz, não parece um exagero que Eren poderia ter matado os Titãs Sem Mentes ou até mesmo os transformado em humanos.
Armin tentou argumentar que Eren certamente teria transformado Titãs de volta em pessoas se pudesse, mas mesmo ele não parecia acreditar nisso. Enquanto Armin e os outros não tiveram tempo de descobrir como se sentem sobre o que Eren fez, Armin não parecia estar a bordo de um genocídio real. Se Eren destruísse o mundo para proteger seus amigos, mas não os ajudasse a sair de uma bagunça que ele criou, isso levantava a questão de quão importante esses “amigos” realmente eram para ele. O Estrondo pode ser mais sobre a vingança pessoal de Eren contra o mundo, do que proteger realmente os eldianos.
A promessa de Eren aos eldianos era proteger todos aqueles que atualmente residem na Ilha Paradis, mas mesmo esses eldianos não foram poupados da destruição. Reiner e Floch foram feridos por pedaços das Muralhas quando os Titãs Colossais surgiram, e não há como eles serem as únicas vítimas – o que significa que as primeiras pessoas feridas pelo Estrondo são as mesmas pessoas que Eren afirma querer proteger. Fora que tais Titãs Colossais não estão exatamente observando seus passos enquanto saía da ilha. Quem sabe quantos eldianos em Paradis já foram achatados?
Eren Jaeger também dificilmente é um herói para os eldianos, considerando que ele pretendia apenas salvar os da Ilha Paradis. Milhares deles vivem dentro das zonas de concentração em Marley, e está implícito que há mais eldianos que vivem esporadicamente em todo o mundo. No entanto, Eren anunciou claramente sua intenção de acabar com “toda” a vida além das costas de Paradis, o que significa que os eldianos do resto do mundo estão sem sorte. Matar as pessoas pelas quais ele está lutando deixa claro que ele não está realmente lutando por elas. Pessoas como Floch estão bem com qualquer meio para o fim de Eren, e até Jean meio que entende, mas eles têm a impressão de que Eren está fazendo isso por eles quando todas as evidências indicam que ele está fazendo isso por si mesmo.
Depois de bater em seu melhor amigo, repreender sua irmã adotiva, trair seu irmão e manipular seu pai, fica claro que ninguém é realmente importante para Eren Jaeger em sua busca para destruir o mundo. Se Eren realmente quisesse proteger os eldiandos na Ilha Paradis, ele não os teria tornado inimigos do mundo inteiro ao reacender a guerra com Marley. Agora, está claro que as ações de Eren no início da 4ª temporada foram apenas para dar a si mesmo uma desculpa para destruir o mundo. A única questão que resta é quantos mais eldianos que Eren afirma querer proteger morrerão por causa do Estrondo.