A indústria de anime está crescendo a cada dia, e programas como Jujutsu Kaisen estão mantendo-a à tona. Afinal, o meio está mais fácil de acessar do que nunca graças ao streaming e seu alcance atinge todas as partes do globo. E agora, um novo relatório da Associação de Animação Japonesa está detalhando como a indústria está crescendo no exterior.
A atualização vem da AJA. Foi lá que o antigo relatório preliminar do grupo foi oficializado e fornece uma visão de quão importante o mercado global se tornou para os estúdios de anime.
De acordo com os dados, o relatório de 2020 marca a primeira vez na história que o mercado externo arrecadou mais dinheiro do que o mercado japonês. As vendas globais agora representam metade do mercado total e cresceram um total de 3,2% em 2020. Isso equivale a um ganho de US$ 10,89 bilhões. E, ao mesmo tempo, o mercado japonês caiu quase 10% em 2020.
Claramente, o mercado global está se tornando um grande investimento para a indústria de anime, e não é difícil entender o porquê. A Internet tornou-se um lugar para os fãs compartilharem suas séries favoritas, e o anime ultrapassou seu status de nicho no Ocidente. Esse desenvolvimento vem na esteira de serviços como Crunchyroll e Funimation, expandindo suas ofertas em todo o mundo, e esses planos estão prestes a ficar ainda maiores. Afinal, a Funimation e a Crunchyroll se fundiram sob o guarda-chuva da Sony, e a Crunchyroll agora está avançando como distribuidora de anime de fato do mercado internacional.