Monark não faz mais parte do Flow Podcast e dos Estúdios Flow. O youtuber foi desligado da empresa nesta terça-feira (8), após defender no último programa a criação de um partido nazista no Brasil, e também removido do quadro societário, encerrando completamente sua participação em qualquer instância.
PRONUNCIAMENTO OFICIAL pic.twitter.com/p1uru0Z4iw
— Flow Podcast (@flowpdc) February 8, 2022
O fim do vínculo entre Monark e os Estúdios Flow era algo que já vinha se desenhando. Após inúmeras polêmicas e falas preconceituosas, a da vez sobre o nazismo tornou a situação insustentável tanto para a empresa quanto para os envolvidos nela.
Após imensa pressão pública da comunidade, empresas e marcas que patrocinam ou patrocinaram o Flow se posicionaram contrários às falas de Monark. A página de media kit do site oficial que apontava os parceiros do programa foi retirada do ar.
Das dezoito marcas, onze responderam ao público dizendo que patrocinaram pontualmente o programa no passado ou cancelaram o contrato após a fala antissemita do apresentador. São elas: iFood, Bis/Mondelez, Insider Store, Finclass, Puma, Flash Benefícios, Ragazzo, Fatal Model, Philip Mead, LTW Consult e Yuuol. Além disso, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), cancelou o contrato que concedia os direitos de transmissão do Cariocão 2022 ao Flow Sport Club.
Fora a debandada de patrocinadores, programas parceiros do Flow, como o Flow Esporte Clube (de esportes) e Ciência sem Fim (ciência, que utiliza os estúdios Flow) viram seus apresentadores se retirarem dos programas, como Davy Jones, Octávio Neto e Caio Gomes.
Alguém publicou meus stories aqui https://t.co/Cf7q1h3Sl4
— Davy Jones (@DavyJonesRJ) February 8, 2022
Diversos convidados anteriores do Flow Podcast também estão se posicionando, solicitando a retirada dos episódios nos quais foram entrevistados ou cancelando seus compromissos com o programa, como Sidoka, Antony Curti, Benjamin Back, Tico Santta Cruz, Lucas Inutilismo, Lucas Fresno e Calango. O movimento foi apoiado pelo público e deve ser seguido por mais entrevistados.
. @flowpdc se eu soubesse que vcs apoiam o nazismo, jamais teria participado desse podcast! Inclusive, gostaria que o meu episódio fosse retirado do ar, pois nao compactuo com esse tipo de pensamento!Triste de saber que vcs pensam assim, tolerar e apoiar o nazismo é inadmissível! pic.twitter.com/MMmRnbK1x6
— Benjamin Back (@benjaminback) February 8, 2022
Como ficou claro, apesar da saída de Monark, este não é o fim dos Estúdios Flow, do qual o youtuber foi um dos criadores. Além do Flow Podcast, a empresa também conta com outros programas sobre seu guarda-chuva, como o Vênus Podcast, o Flow Sport Club e outros.