A indústria cinematográfica vem sofrendo bastante por conta da pandemia de corona vírus. Os principais afetados são os cinemas já que eles simplesmente não podem abrir para o funcionamento. Por consequência, diversos filmes de grande valor de produção estão tendo seus lançamentos adiados já que lança-los pelos serviços de streaming não recuperaria o investimento. Mas outras produções de valor menor podem encontrar seus caminhos até o público, como é o exemplo de Um Crime para Dois que sairia para os cinemas, mas a Paramount decidiu distribuí-lo via Netflix.
Um casal que está prestes a se separar acaba se envolvendo num crime misterioso que leva a um dia de diversas aventuras e situações inusitadas. Juntos eles precisam resolver suas diferenças, achar uma maneira de limpar a própria barra e o verdadeiro culpado pelo assassinato.
Michael Showalter dirige o filme. Talvez você possa conhecê-lo já que o mesmo dirigiu três episódios da série Love, mas ele também é diretor de um longa maravilhoso chamado Doentes de Amor que está disponível na Amazon Prime. Curiosamente o protagonista desse último filme também estrela este aqui. O ator é Kumail Nanjiani que divide a cena com Issa Rae. O roteiro é assinado por três nomes. Esse filme é bastante divertido e pode ser uma ótima pedida para quem busca uma aventura divertida com pitadas de comédia romântica e mistério.
Porém o roteiro possuiu dois problemas que tiram um pouco da graça. O primeiro deles é o personagem vivido por Kumail Nanjiani que, apesar de ser um ator muito engraçado, interpreta um personagem muito chato. É difícil simpatizar por uma figura que está constantemente reclamando durante todo o longa, principalmente porque parte do arco do casal é se reconectar. Você, como espectador, achará difícil se investir emocionalmente nesse arco pois um dos componentes do casal possuiu uma personalidade muito irritante.
O segundo elemento que pode ser considerado um problema é o tom inconstante da obra. Na maior parte do tempo temos uma comédia leve, mas é como se a história tivesse lapsos e ganhasse contornos muito mais sérios e pesados. Isso pode não ser considerado ruim para alguns e outros filmes fazem a mesma coisa de forma mais eficiente. Aqui, essa característica só parece um problema temático.
Os pontos bons residem em interações divertidas entre os personagens e momentos genuinamente engraçados, mesmo que em diversos outros momentos todos eles se comportem de forma bastante grosseira uns com os outros. Issa Rae faz um ótimo trabalho e percebemos claramente sua capacidade de carregar um longa como protagonista cômica. O mistério também é divertido o suficiente para prender sua atenção até o fim.
O filme lembra bastante outros longas como o excelente A Noite do Jogo e Uma Noite Fora de Série. Se você gostou desses dois provavelmente vai se divertir com Um Crime para Dois. Se estiver com sua cara metade nessa quarentena pode ser uma boa pedida, ou assistir juntos por via chamada e tela compartilhada.
[authorbox authorid=”5″ title=”Crítico”]