Nessa última semana de novembro, uma famosa série que é atualmente protagonizada por uma Senhora do Tempo completou 57 anos de existência. Entre as várias possibilidades de temas a serem explorados o escolhido foi o mais curioso: a relação do personagem com um certo amigão da vizinhança. Para alguns leitores, esse parece ser o anúncio de um crossover ou então uma lista de easter eggs escondidos nas histórias de cada um. Na verdade, esse artigo vai um pouco além disso. O importante nesse exato momento é deixar vocês presos na teia de curiosidades que envolve Doctor Who e o Homem-Aranha.
Começando pelas referências mais especificas, temos dois momentos em Amazing Spider-Man Vol 1 #679 que merecem ser citados. Antes, uma pequena contextualização. Na história “I Killed Tomorrow”, Peter Parker/Homem-Aranha e seu amigo cientista Grady Scraps do Laboratórios Horizonte estão tentando resolver um problema com um experimento que envolve uma espécie de “porta temporal” que permite visualizar o futuro. Peter sai como Homem-Aranha pela cidade para entender o que está acontecendo e durante uma conversa Grady cita a série britânica. Infelizmente, para alguns fãs ficou claro nesse momento que o escalador de paredes não faz a mínima ideia de onde surgiu a referência e ainda brinca se O Doutor estaria nos Defensores. Mais adiante, na mesma história, Grady aparece vestido com o jaleco e cachecol que eternizaram a figura do 4º Doutor.
Essas referências não são um total acaso do destino já que o roteirista da HQ, Dan Slott, é fã confesso de Doctor Who tendo inclusive planejado um crossover entre o herói aracnídeo e o Senhor do Tempo, como já comentou no evento Wizard World Philly em 2015. Mesmo que isso não tenha acontecido, o que é uma pena, fica o registro de referências como essas que com certeza merecem todo o destaque principalmente para quem é fã dos personagens. Por outro lado, talvez até para compensar isso ou apenas por ser muito fã mesmo, o escritor tem fotos ao lado de todo os atores e atrizes que já passaram pela Era Moderna da série. Essa com David Tennant, que interpretou o 10º Doutor, com certeza é uma das melhores.
O outro Homem-Aranha, Miles Morales, também não escapou de fazer suas referências. Em All-New, All-Different Avengers #6, ele “explica” o conceito de viagem no tempo para A Poderosa Thor utilizando uma fala do 10º Doutor que ficou conhecida graças a um dos melhores episódios de Doctor Who: Blink (S3E10). Isso, é claro, depois de ter perguntado para a colega vingadora se ela conhecia a série britânica. Sobre a citação, vale lembrar que o roteirista da HQ é Mark Waid. Outro detalhe em comum com tudo isso é que o inimigo em questão é Kang, o Conquistador que assim como o Doutor também é um viajante do tempo.
Saindo das referências em HQs para outras mídias, como o cinema, não há como deixar de lado o próximo destaque. No momento mais surpreendente de Vingadores: Guerra Infinita a versão do escalador de paredes vivida por Tom Holland diz uma frase marcante: “I dont wanna go”. Para os fãs do 10º Doutor, essas mesmas palavras tem um apelo emocional muito forte já que marcaram a despedida de umas das regenerações favoritas de grande parte do público. Independente se houve ou não intenção por partes dos roteiristas de fazer a referência é fato que grande parte da internet comentou isso por um bom tempo, como podemos ver em matérias como a da revista britânica Radio Times e do site Comic Book. O vídeo a seguir fala mais sobre isso detalhadamente:
Na tv, tivemos um crossover não oficial entre O 10º Doutor (mais uma vez ele) com uma versão do Homem-Aranha dos cinemas. Na verdade, é quase isso. Nos episódios Daleks in Manhattan (S3E4) e Evolution of the Daleks (S3E5) o Senhor do Tempo e sua companheira Martha Jones viajaram para Manhattan nos 1930 e descobrem o plano de invasão dos Daleks. Entre o grupo de pessoas que luta ao lado do Doutor está um jovem chamado Frank, interpretado por Andrew Garfield que todos conhecemos como o segundo ator a interpretar o Homem-Aranha nos cinemas.
Por último, temos algo diferente nessa teia de relações. No episódio especial The Return of Doctor Mysterio, o 12º Doutor (Peter Capaldi) está orientando um jovem que ganhou superpoderes parecidos com os do Superman. Em dado momento, ele cita a famosa frase do Tio Ben que desde sempre se tornou o lema principal do Homem-Aranha: “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades“.
Enfim, caros whovians e aracnofãs, depois de desvendar alguns pontos dessa teia de curiosidades sobre as relações entre Doctor Who e Homem-Aranha só me resta torcer para que algum dia finalmente o sonho de Dan Slott um dia se torne realidade. Afinal de contas, depois de tantas referências variadas essa é a única coisa que falta acontecer com esses dois ícones da cultura pop.
Conteúdo relacionado:
- This ‘Doctor Who’ Connection in ‘Avengers: Infinity War’ Will Crush Your Soul
- Did you spot David Tennant’s final Doctor Who line in Avengers: Infinity War?
- Miles Morales Used Doctor Who To Explain Time Travel
- Review de The Return of Doctor Mysterio
- Um crossover entre Doctor Who e Homem-Aranha foi cancelado
- Crítica de Vingadores: Guerra Infinita
- O Lado nerd da literatura – Olhar Literário
Olhar Literário é uma coluna escrita por Marcus Alencar. Marcus é redator no site Leituraverso e um dos hosts do podcast Leituracast