Existem filmes bons, existem filmes excelentes e existem aqueles filmes que têm uma magia especial que melhoram conforme vai sendo revisto. Eu, e várias outras pessoas que gostam de cinema, acredito que certas obras devem ser revistas pelo menos uma vez por ano. Cada um tem os seus títulos do coração, mas alguns se repetem em diversas listas. Reuni alguns que acredito serem os mais universais para os amantes da 7ª arte. Vamos à lista:
– Trilogia Star Wars
Talvez a prova máxima de filmes que podem ser revistos de forma infinita e não enjoam. Pelo contrário! Foi o ato de rever essa trilogia diversas vezes que a tornou o ícone cultural que é hoje. Apesar de ter um roteiro simples existem certas camadas que podem ser dissecadas. Conceitos, mitologias, teorias malucas e diversas outras coisas que vão aparecendo conforme você vê diversas vezes. Outra coisa boa de se fazer é ver a trilogia em estados “alterados”, um exemplo é beber em momentos específicos. Uma dose todas as vezes que alguém fala Força, ou toda vez que R2D2 “fala” algo que ofende C3PO e por aí vai.
– Conta Comigo
Um filme extremamente bonito e talvez o menos famoso da lista. Baseado num conto de Stephen King (falamos dele aqui) e baseou parte do conceito de Stranger Things. Um grupo de garotos sai numa jornada para ver um corpo que foi encontrado nas imediações da cidade. O filme é sobre o fim da infância, a passagem do tempo e uma reflexão geral sobre a vida. Ele entra nessa lista porque vai ficando cada vez mais profundo conforme você o revê em fases diferentes da sua vida. Sua acumulação de experiência torna a obra mais densa e com mais significados
– Trilogia Senhor dos Anéis
Essa pode ser um pouco mais difícil de rever devido a duração enorme que cada filme tem, mas para muitos fãs do livro e do filme, é necessário revisitar a Terra Media de tempos em tempos. É quase como se ela fosse um lugar real que você já esteve. Rever, ou reler, é como ir matar saudades dos velhos conhecidos e dos locais incríveis.
– Cidadão Kane
Um dos filmes mais cultuados de todos os tempos e certamente um dos melhores (em breve estará no Tarjaclassics). Precisa ser revistos pela sua complexidade. Primeiro para alcançar a camada da história, depois do contexto social, a terceira para entender a genialidade do diretor que revolucionou o cinema com essa obra prima. Cada vez que você o revê é um aprendizado e mais detalhes são percebidos.
– Poderoso Chefão
Nem todos são fãs da trilogia toda. Alguns não gostam do terceiro, mas de qualquer forma, os dois primeiros são obras primas e também encabeçam a lista de “melhores filmes de todos os tempos”. Deve ser revisto pelos mesmos motivos de Cidadão Kane, mas também porque os livros de Mario Puzzo podem enriquecer sua experiência. De ano em ano é bom reviver a saga de Michael Corleone e relembrar das cenas icônicas. Também pode ser utilizado para jogo de bebidas: uma dose para cada vez que alguém usa gíria de máfia; toda vez que alguém usa “a família” como argumento; toda vez que alguém faz uma promessa e toda vez que alguém quebra uma promessa. Você pode fazer as suas regras!
Cada um tem a sua lista pessoal. Deixe ela nos comentários e vamos pegar dicas um com os outros. Por que esse filme está na sua lista? Como ele te marcou? Nem todos os meus estão aqui, talvez eu volte depois com mais uns outros.