De certo modo, quebrar a “quarta parede” é um ato de rebeldia. É ir contra as regras pré-estabelecidas sobre um roteiro criado para que nada saia do controle. No entanto, para se atingir certos objetivos uma quebra se faz necessária. Isso nos permite ir mais além em explorar novas possibilidades em direção ao desconhecido, uma decisão que muitas vezes rende bons frutos. Esse é o caso desse site que mal chegou ao mundo e já tem uma história construída ao longo dos anos. Se você, nesse exato momento, está curiosamente se perguntando como isso é possível, recomendo que mantenha seus olhos atentos nas linhas a seguir.
Quarta Parede nasceu da união dos sites Leituraverso e Tarja Nerd, ambos criados em 2014 com o intuito de falar sobre literatura e cultura pop. Desde o começo, vários detalhes colocavam esses dois espaços de conteúdo em uma rota de colisão amigável. Parecia que estavam destinados a uma fusão, seja por conta da publicação de artigos no Tarja ou pela participação frequente de seus membros em podcasts como o Leituracast e o Tarjacast.
Nossa parceria também foi fortalecida pelas nossas características em comum. Sempre buscamos fazer algo diferenciado em nossos conteúdos para mostrar que ser “nerd” ou apenas ter um gosto voltado para produções de cultura pop fosse algo que estivesse livre de qualquer rótulo imposto socialmente. Também em nossas críticas curtirmos e compartilharmos nossos olhares sobre filmes, séries e quadrinhos com o respeito como norte direcionador. Em outras palavras, preconceito nunca teve espaço com a gente.
O mesmo pode ser dito da nossa relação com a literatura nacional, em especial com o trabalho independente de novos autores. Por esse motivo, o Leituraverso divulgou através da Iniciativa Novos Autores vários talentos responsáveis por publicações em gêneros diversos. E, coincidência ou não, alguns de nós também aproveitaram oportunidades no mundo literário.
Agora seguimos em frente nessas missões, unidos e prontos para nesse novo espaço continuar quebrando as barreiras do entretenimento!
Se quiserem conhecer nossas aventuras pelo mundo literário, aqui vão alguns de nossos trabalhos: