[SPOILERS A SEGUIR] Aqui é onde o bebê do espaço chora e a mãe não vê; onde há reviravoltas e gritos, mas não são dos Beatles; onde a bomba explode no colo da velha descabelada, a bolha estoura e a nobreza se escandaliza. Esse é um breve resumo de The Legend of Ruby Sunday, penúltimo episódio da temporada e primeira parte do grand finale que faz um apanhado de todos os mistérios e responde algumas das dúvidas levantadas por Russell T Davies ao longo da nova era de Doctor Who.
Tudo começa quando o Doutor (Ncuti Gatwa) e Ruby (Millie Gibson) chegam à UNIT buscando ajuda para solucionar dois problemas: quem é a misteriosa mulher que eles sempre encontram em diferentes lugares do tempo e espaço e quem é a mãe biológica de Ruby Sunday? Aparentemente, as respostas para essas perguntas estão interligadas e eles contarão com a ajuda de novos e velhos companheiros para esclarecê-las.
A gente sabe que a situação é séria quando Kate Stewart (Jemma Redgrave) aparece em cena com todo o aparato tecnológico e militar do qual dispõe. Mas é muito estranho que a UNIT já estivesse monitorando a tal Susan Triad (Susan Twist) no tempo presente e o Doutor não tivesse conhecimento sobre isso. Mesmo assim, lá está ela: a mulher misteriosa que, aparentemente, faz referência à Tardis e cujo nome é o mesmo da neta do Senhor do Tempo.
Nem o fato de Susan ser humana descarta a possibilidade de que ela seja a neta do 15th, o que faz sentido já que o próprio Doutor foi humano durante um tempo no two-parter Human Nature/Family of Blood (S3E8 e S3E9). Porém descobrimos mais para frente que a hipótese do parentesco não é verdadeira, eliminando essa teoria que vinha sendo comentada desde o início da temporada.
Mas antes de entrar nesses detalhes, é preciso comentar o foco principal de The Legend of Ruby Sunday que, como o título deixa óbvio, é explorar a história da companion. Contudo, mesmo com toda a tecnologia disponível, ninguém consegue identificar quem é a verdadeira mãe dela. E para piorar, surge aquela manifestação em volta da Tardis que tira a vida do soldado da UNIT. Nesse momento, o Doutor percebe que precisa ir falar com a Susan Triad, mesmo que essa ligação imediata entre os acontecimentos pareça um pouco forçada pelo roteiro.
De qualquer forma, tudo se encaminha para o clímax do episódio quando enfim somos apresentados à grande ameaça dessa temporada. Após o confronto entre Susan e o Doutor, as coisas saem de controle e Aquele Que Espera, finalmente se revela: Sutekh. Para quem nunca acompanhou a série clássica, mais especificamente as aventuras do Quarto Doutor (Tom Baker), esse nome não significa muita coisa. Mas quem o conhece, sabe que a situação ficou muito feia.
A maior entidade entre os deuses do Panteão, Sutekh – o deus da morte – deu as caras pela primeira vez em 1975, no arco da 13ª temporada clássica Pyramids of Mars, sendo esta sua única participação canônica na série até agora. Naquela época, o vilão já era um grande oponente para o Senhor do Tempo, tendo como missão trazer o “dom da morte” para a humanidade. Seu objetivo continua o mesmo, mas só saberemos como ele colocará seu plano em prática no episódio final.
The Legend of Ruby Sunday é a cobertura do bolo que antecipa a cereja que certamente veremos em Empire of Death. Depois de conectar todas as pontas soltas deixadas propositalmente ao longo da temporada e ainda resgatar elementos da Clássica, chegou a hora de decifrarmos quais mistérios cercam a companheira do Doutor e como ele enfrentará um inimigo tão poderoso e implacável.
Para encerrar, vale a pena conferir a lista de cinco episódios que o próprio Russell T. Davies recomendou que os fãs assistissem antes do fim da temporada
Assista ao trailer:
Ficha técnica:
- Episódio: 1×7 – Doctor Who: The Legend of Ruby Sunday
- Data de exibição: 14 de junho de 2024
- Roteiro: Russell T. Davies
- Direção: Jamie Donoughue
- Duração: 47 min.
- Elenco: Ncuti Gatwa (o Doutor), Millie Gibson (Ruby Sunday), Jemma Redgrave (Kate Stewart) , Susan Twist (Susan Triad), entre outros.
Conteúdo relacionado:
Quer continuar por dentro das novidades? Então siga o canal do Quarta Parede no WhatsApp e não perca nada.
Doctor Who 1x7: The Legend of Ruby Sunday
-
Nota