Tijolômetro – Ruídos (2025)

Seja em filmes de ação como Old Boy (2005) ou dramas profundos como Parasita (2019), o cinema sul-coreano vem demonstrando uma qualidade notável. Isso também se estende para as produções de terror e suas propostas originais dentro do gênero. Nesse quesito, apesar de falhas evidentes, Ruídos (Noise, no original) é um bom exemplo de como os sentidos humanos também podem ser aterrorizantes.
O longa dirigido por Kim Soo-jin acompanha Joo-Young (Lee Sun-Bin), uma jovem com deficiência auditiva que volta ao apartamento que dividia com a irmã desaparecida. Enquanto procura pela garota, Joo-Young percebe estranhos ruídos e a presença de algo maligno e perturbador assombrando o prédio e seus moradores.
Ruídos aposta no terror sensorial provocado pela audição. Desse modo, o som — ou a ausência dele — é um elemento fundamental quando combinado com o cenário, criando um personagem à parte. Através do estímulo sonoro, o filme busca provocar diversas sensações como angústia, tensão e medo, ainda que isso se perca no desenrolar da trama. Até mesmo os poucos jump scares presentes são eficazes, pois ficam dentro da premissa.
Outro aspecto digno de comentários são as boas atuações, especialmente de Lee Sun-Bin e do restante do elenco feminino. No caso da protagonista, suas expressões faciais transparecem muitas emoções quando as palavras não podem ser utilizadas.
Entretanto, o ponto forte da produção vai enfraquecendo consideravelmente ao longo da projeção. No terço final, o foco no terror sensorial perde espaço para histórias paralelas de figuras coadjuvantes que fogem da ideia original. A impressão que fica é a de que o roteiro quer abraçar diversos subgêneros — horror, mistério, possessão — mas se perde em soluções clichê. O resultado é um desfecho genérico e previsível que destoa do restante da obra.
Dentre tantos exemplares hollywoodianos, Ruídos ainda se sobressai mesmo com alguns deslizes significativos. Isso não reduz o potencial da indústria cinematográfica sul-coreana como um todo para produzir filmes autênticos e com boa qualidade técnica.
Assista ao trailer:
Conteúdo relacionado:
Fique por dentro das novidades!
