Produzida pelos Estúdios Disney, Detona Ralph é a animação que nos leva para o universo dos arcades e consoles dos anos 1980 e 1990. Tudo isso através de uma história divertida e cheia de referências nostálgicas que diverte e emociona na medida certa.
Na trama, Detona Ralph está cansado de ser desprezado no jogo de fliperama Conserta Félix Jr do qual é vilão. Para ganhar a atenção do herói Felix e todos os outros personagens, ele tem um plano e sai em busca de uma medalha para provar o seu valor. O que ele não sabe é que este caminho o levará para uma jornada por diferentes jogos e perigos. Não só isso como também correrá o risco de virar turbo, um espécie de vírus, e ocasionar o fim do seu jogo pra sempre.
Sobre essa premissa básica, vale destacar a sua simplicidade. É graças a ela que a história não perde tempo com explicações desnecessárias, o que certamente atrapalharia o ritmo como um todo. Outro ponto importante sobre o roteiro é como ele funciona tal qual um jogo de missões, o que pode ser considerado irônico. Detona Ralph sai do seu próprio jogo e de certo modo passa por fases na busca do seu tão almejado objetivo: se tornar um herói. Uma sacada inteligente de um roteiro que ainda nos presenteia com uma personagem igualmente carismática e interessante: Vanellope von Schweetz.
Ela praticamente rouba a cena com seu jeito adorável e cômico. Além de ter uma história pessoal que em vários pontos a conecta com Detona Ralph, Vanellope guia a trama como se fosse a verdadeira protagonista. Isso não é necessariamente ruim. A personagem transborda carisma e ainda por cima serve de guia moral para ele compreender sua própria jornada de herói. Ambos sofrem por serem marginalizados por suas diferenças e aprendem que o caminho da felicidade está justamente em abraçar a própria natureza ao invés de rejeita-lá.
O melhor de tudo isso é que em meio a essa reflexão que o filme proporciona nos divertimos com as referências ao mundo dos jogos de fliperama. Em cenas variadas, podemos encontrar participações especiais de Sonic, Pac-Man, personagens de Street Fighter, Mortal Kombat e muito mais. Outro destaque fica por conta dos jogos criados para o filme. Enquanto que o jogo Conserta Félix Jr teve como base de inspiração o clássico Donkey Kong, Missão de Herói referencia os jogos em primeira pessoa como Call of Dutty, já Corrida Doce nos remete a lembrança de Mario Kart.
Enfim, Detona Ralph é uma animação que merece ser vista e revista seja pelas referências que despertam o sentimento de nostalgia ou pela diversão. Como se isso não fosse o bastante, ainda há o bônus de nos emocionarmos como uma jornada heroica autêntica. Por isso, não é a toa que ao final da projeção o público sente vontade de continuar este jogo por tempo indeterminado. Felizmente, este problema está resolvido com a estreia de WiFi Ralph: Quebrando a Internet.
Ficha técnica:
- Data de lançamento: 4 de janeiro de 2013
- Duração: 1h41min
- Gênero: animação, aventura, 3D
- Direção: Rich Moore
- Roteiro: Rich Moore, Phil Johnston e Jim Reardon
- Elenco de dublagem (versão original e brasileira) : John C. Reilly / Tiago Abravanel (Detona Ralph), Jack McBrayer / Rafael Cortez (Conserta-Felix Jr.), Sarah Silverman / MariMoon (Vanellope Von Schweetz), entre outros.
Assista ao trailer: