A literatura é algo fundamental para o estímulo de qualquer pessoa. Seja em adquirir conhecimento, expandir a imaginação ou simples entretenimento. O poder dos livros, quando se é muito novo, pode ser o grande diferencial em toda a vida de alguém. Um livro leva a outro e quando se percebe já se tem uma pequena biblioteca ao pé da cama, e mais importante ainda, dentro da cabeça. Mas como esse processo acontece? É fundamental que o jovem tenha a sorte de cair com os livros certos na mão e que eles despertam a paixão pelas letras. Reuni uma pequena lista de livros para crianças bem jovens e que podem ser uma ótima dica para você pai/mãe/avó/tio do churrasco ou qualquer outra relação que você tenha com um infante.
Capitão Cueca
Uma série de livros (que saem até hoje) onde uma dupla de amigos, apaixonados por histórias em quadrinhos, eles decidem hipnotizar o terrível diretor do colégio. O problema é que eles hipnotizam o diretor para acreditar que ele é o incrível Capitão Cueca, personagem que eles mesmos inventaram em suas histórias em quadrinhos amadores. Recentemente foi anunciada uma animação baseada nos livros. O mais bacana é que são histórias incrivelmente divertidas, com quadrinhos no meio e muita comédia com esse mundo de heróis com cuecas por cima das calças. O autor Dav Pilkey já fez mais de oito livros destes personagens, mas todos são bem simples e não vão ficando mais complexos conforme a história vai andando.
Goosebumps
Esse é um caso curioso. Livros de terror macabro para crianças? Por incrível que pareça, essa foi uma ideia que deu certo. Talvez você lembre-se desse título porque ele foi adaptado para a TV, numa série com o mesmo nome, que funcionava como episódios de antologia. Aqui no Brasil ele passava no extinto canal da Fox Kids. Os livros abordam temas clássicos do terror, mas de forma muito leve. É muito mais pelo estilo do que pela temática em si. O típico livro que vai fazer a criança se achar super adulta por estar lendo. Existem uma série de títulos, e cada um conta uma história isolada. Uma boa porção deles já foi publicada no Brasil indo desde histórias com múmias e até monstros que vivem em baixo da pia. Todos são assinados por R.L Stine que também virou um personagem no filme Goosebumps, que é bem infantil também.
Menino Maluquinho
Estou falando aqui do livro clássico. Muitos podem tê-lo conhecido por filmes, desenhos e quadrinhos, mas o primeiro livro até hoje é fantástico e encantador. Ziraldo é um dos maiores quadrinistas e escritores de nosso país, e Menino Maluquinho é uma de suas maiores criações. É impossível que uma criança não se conecte com a narração simples que Ziraldo implementa no livro que deu origem ao pequeno universo que ele criou.
Saber Horrível
Uma coleção que tem como objetivo ensinar diversos temas as crianças, mas de forma “descolada”. Seria difícil convencer uma criança a estudar História não é? E se você desse um livro que falasse sobre a coisa mais terrível e macabra das múmias? Obviamente que tudo é feito de forma bem lúdica, mas, na visão infantil, é tudo muito incrível e impressionante. A coleção aborda todos os temas imagináveis. Vamos de Matemática até Artes. Cada livro trabalha com um ator especialista no assunto e que consegue criar uma comunicação incrível com os mais jovens. Todas as edições têm ilustrações cômicas que ajudam a informação a ser processada de forma mais fácil.
Escola do Terror
Mais uma coleção de livros de terror para crianças. Aqui, tudo gira em torno de uma escola e é levemente mais macabro do que a coleção Goosebumps, então eu recomendaria para crianças que já são um pouco mais velhas, talvez começando a entrar na adolescência. Mas não se preocupe, não tem nada demais nessas histórias a ponto de traumatizar alguém. Existe uma boa quantidade deles no Brasil e são bem fáceis de achar por um preço módico.
Coloquei nessa lista os livros que me fizeram amar a literatura até os dias de hoje. Não coloquei obras que julgo transcendentais entre infância e adolescência, como Harry Potter, Pequeno Príncipe e sim livros que realmente são focados para crianças que recém aprenderam a ler ou tem só um pouco de pratica na leitura.