Na última sexta-feira (14), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou a sua Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) referente a novembro de 2021, mês marcado pelas promoções de Black Friday. No período, o volume de vendas cresceu 0,6% na comparação com o mês anterior. Já a receita nominal apresentou variação de 1,3% na mesma base de comparação.

Quando confrontados com novembro de 2020, no entanto, o varejo apresenta queda de 4,2% no volume de vendas. Já a receita nominal registra crescimento de 8,8%.

No acumulado do ano, o setor varejista cresceu 1,9% no volume e 14,5% em valor.

“O que vimos foi uma Black Friday muito menos intensa, em termos de volume de vendas, do que a de 2020, quando esse período de promoções foi melhor, sobretudo para as maiores cadeias do varejo”, analisa o gerente da pesquisa, Cristiano Santos. “Isso se deve, em parte, pela inflação, mas também por uma mudança no perfil de consumo, já que algumas compras foram realizadas em outubro ou até mesmo no primeiro semestre, quando houve maior disponibilidade de crédito e o fenômeno dos descontos. Isso adiantou de certa forma a Black Friday para algumas cadeias”, completa.

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Cinco das oito atividades monitoradas pelo estudo apresentaram taxas negativas, incluindo o de livros, jornais, revistas e papelaria, que apresentou queda de 1,4% na relação com outubro. É a terceira queda consecutiva.

Já na comparação com novembro de 2020, a queda no volume de vendas é de 14,4%. No ano, o setor de livros, jornais, revistas e papelaria acumula perda de 21,2%.

O faturamento deste segmento da economia se manteve estável em relação ao mês anterior, com discreto crescimento de 0,2%. No entanto, na comparação com 2020, o setor de livros, jornais, revistas e papelaria apresentou queda de 10,6%. No acumulado do ano, a PMC aponta queda de 16,5%.

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