O autor Ryo Shirakome afirmou nos comentários no 12º volume de sua série de light novels Arifureta – From Commonplace to World’s Strongest (Arifureta Shokugyō de Sekai Saikyō) na terça-feira que a série de novels terminará no próximo volume.
A série de novels Arifureta Zero de Shirakome terminou em seu sexto volume, que foi lançado em 25 de dezembro. O volume também provocou que a principal série de light novels estava atingindo seu clímax.
Shirakome lançou a série de novels original no Japão em junho de 2015 sob o selo OVERLAP Bunko, com ilustrações de Takayaki, depois de inicialmente apresentá-la no site de envio de usuários Shōsetsu ni Narō. O J-Novel Club lança a série de light novels em inglês digitalmente, e a Seven Seas publica os volumes impressos. Artista RoGa lançou uma adaptação de mangá em 2016 na Comic Gardo.
J-Novel Club descreve os romances leves:
“Hajime Nagumo, de dezessete anos, é o otaku comum. No entanto, sua vida simples de passar a noite toda e dormir na escola é subitamente virada de cabeça para baixo quando ele, junto com o resto de sua classe, é convocado para um mundo de fantasia! Eles são tratados como heróis e encarregados do dever de salvar a raça humana da extinção total. Mas o que deveria ter sido o sonho molhado de qualquer otaku rapidamente se transforma no pesadelo de Hajime. Enquanto o resto de sua classe é abençoado com poderes divinos, o trabalho de Hajime, Sinergista, tem apenas uma única habilidade de transmutação. Ridicularizado e intimidado por seus colegas por ser fraco, ele logo se encontra em desespero. Ele será capaz de sobreviver neste mundo perigoso de monstros e demônios com apenas o nível de força de um ferreiro glorificado?”
A série inspirou um anime que estreou em julho de 2019 e foi ao ar por 13 episódios. A Funimation transmitiu a série. A segunda temporada do anime de televisão estreou em 13 de janeiro.
Shirakome publicou o primeiro volume da série prequel do romance Arifureta Zero em dezembro de 2017. O J-Novel Club licenciou a versão novel. Ataru Kamichi lançou uma adaptação do mangá no site Comic Gardo da Overlap em fevereiro de 2018. A Overlap publicou o sétimo volume compilado do mangá em 25 de dezembro. A Seven Seas licenciou o mangá.