Seja em sua versão original ou no remix com participação de DaBaby, “Levitating”, de Dua Lipa foi a música mais ouvida de 2021 nos EUA. A faixa, lançada em 2020, ficou em primeiro lugar tanto nos serviços de streaming quanto em execução em rádios da América.

“Levitating” foi ouvida mais de 625 milhões de vezes, nos EUA. Impressionante? Sem dúvida, mas este número é bem menor que os campeões de anos recentes. “The Box”, de Roddy Ricch, foi além das 920 milhões de audições em 2020 e “Old Town Road (Feat. Billy Ray Cyrus) (Remix)”, de Lil Nas X, superou o bilhão de escutadas em 2019.

Para a MRC Data, a empresa que fez o levantamento, isso se explica pelo aumento do número de pessoas que estão ouvindo música através dos serviços de streaming, o que amplia os interesses musicais. A média nos EUA já é de 95 por cento da população, incluindo a quase totalidade da chamada geração Z (os nascidos entre 99 e 2008) e 89 por centos dos “Boomers” (que nasceram entre 1947 e 1965), fazendo uso de Spotify e afins.

Como comparação, no Brasil os números estão em 87 por cento na geração Z e 63 entre os “Boomers”, mais do que nos principais países europeus.

Publicidade

O relatório aponta mais alguns dados interessantes, como a volta, ainda que discreta, das guitarras no hit parade, graças aos hits de artistas como Olivia Rodrigo, The Kid Laroi e Måneskin.

O aumento das vendas em vinil também é visível. Em 2011, as “bolachas” representavam apenas 1.7 por cento do total de vendas em formatos físicos nos Estados Unidos. Dez anos depois, os números já ultrapassam os 50 por cento. Adele, com o novo “30”, ajudou a puxar esse número para cima, mas Billie Eilish, Olivia Rodrigo e, claro, Taylor Swift também contribuíram, para o sucesso dos discos de 12 polegadas.

Voltando a “Levitating”, ela pode ter sido a campeã do ano, mas quem se destacou mesmo foi Olivia Rodrigo que teve as músicas de número 2 e 3 do top 10. As audições de “drivers license” e “Good 4 u” somadas chegam a quase um bilhão e 500 milhões de audições, se contabilizadas também as vezes em que os clipes foram vistos no YouTube.

Apesar disso, como gênero, o hip-hop e o R&B ainda dominam o gosto dos americanos, com 27.7 por cento do total, o rock (20) e o pop (13) vêm em seguida.

Publicidade
Share.
Exit mobile version