Whoopi Goldberg foi suspensa por duas semanas do The View um dia depois de alegar que “o Holocausto não é sobre raça” (via EW).

“Com efeito imediato, estou suspendendo Whoopi Goldberg por duas semanas por seus comentários errados e ofensivos”, disse o presidente da ABC News, Kim Godwin, em comunicado. “Enquanto Whoopi se desculpou, eu pedi a ela para refletir e aprender sobre o impacto de seus comentários. Toda a organização ABC News se solidariza com nossos colegas, amigos, familiares e comunidades judeus.”

Publicidade

No episódio de segunda-feira do The View, Goldberg e seus co-apresentadores estavam discutindo a proibição de Maus – a graphic novel vencedora do Pulitzer sobre o Holocausto – por profanação e nudez, pelo conselho escolar do Tennessee quando Goldberg afirmou que “o Holocausto não é sobre raça”, mas sim “a desumanidade do homem para com o homem”.

Os comentários de Goldberg causaram uma reação imediata, inspirando respostas do CEO da Liga Antidifamação e do Memorial e Museu do Estado de Auschwitz-Birkenau. Horas após a transmissão, Goldberg divulgou uma declaração via mídia social na qual se desculpou por sua redação.

“No programa de hoje, eu disse que o Holocausto ‘não é sobre raça, mas sobre a desumanidade do homem para com o homem’. Eu deveria ter dito que é sobre ambos”, escreveu Goldberg. “Como Jonathan Greenblatt da Liga Anti-Difamação compartilhou, ‘O Holocausto foi sobre a aniquilação sistemática do povo judeu pelos nazistas – que eles consideravam uma raça inferior.’ Estou corrigida.”

Ela acrescentou: “O povo judeu ao redor do mundo sempre teve meu apoio e isso nunca será dispensado. Sinto muito pela dor que causei”.

E no programa de hoje, Goldberg novamente abordou seus comentários, dizendo que “falou errado” e se arrependeu de seus comentários.

“Eu disse algo que sinto a responsabilidade de não deixar sem ser examinado, porque minhas palavras incomodaram muitas pessoas, o que nunca foi intencional e agora entendo o porquê. Por isso, sou profundamente grato. As informações que obtive foram muito úteis e ajudaram eu entendo algumas coisas diferentes”, disse Goldberg, enfatizando que o Holocausto “é realmente sobre raça”.

Publicidade
Share.
Exit mobile version