O mundo inteiro está de luto com a partida da Rainha Elizabeth II, que faleceu aos 96 anos na última quinta-feira (08). Em 70 anos de reinado, a Rainha esteve à frente de diversas crises, tanto políticas quanto familiares, e se tornou não apenas o símbolo da monarquia britânica, mas também um ícone da cultura pop.

Por isso, não é incomum vermos Elizabeth II sendo retratada em diversas produções, passando por sátiras em comédias até obras que exploram a vida particular da realeza e rendem diversos prêmios de roteiro e atuação.

A seguir, vamos relembrar 15 atrizes que já interpretaram a Rainha Elizabeth II no cinema e TV em diversos gêneros:

Emma Thompson

Publicidade

 

Emma Thompson (Harry Potter e Nanny McPhee) deu vida à Elizabeth II em 2012, na primeira temporada de Playhouse Presents, uma série antológica que mistura drama e comédia. Emma interpretou a Rainha no oitavo episódio, Walking The Dogs, o qual reconta um evento de 1982 em que um homem conseguiu se infiltrar nos aposentos reais até que fosse descoberto e retirado dali.

Helen Mirren

Em 2006, o longa A Rainha explorou o luto devido a morte da Princesa Diana e como a família real e o governo britânico tiveram que lidar com isso tanto na frente das câmeras quanto na vida particular. A interpretação de Helen Mirren para viver Elizabeth II lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz. Mirren também interpretou a monarca na peça de teatro The Audience.

Stella Gonet

A Princesa Diana interpretada por Kristen Stewart foi o destaque de Spencer (2021), tanto que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Já o papel coadjuvante da Rainha ficou a cargo da atriz escocesa Stella Gonet.

Claire Foy

Claire Foy é a primeira de três atrizes a interpretar Elizabeth II na série The Crown, o aclamado drama produzido pela Netflix que conta a trajetória da Rainha desde o seu casamento com Príncipe Phillip (Matt Smith). Claire deu vida à versão mais jovem da monarca ao longo das duas primeiras temporadas (2016 e 2017). Sua performance no papel lhe rendeu o Emmy e o Globo de Ouro, ambos na categoria de melhor atriz de série dramática.

Olivia Colman

A segunda intérprete a assumir o manto da Rainha Elizabeth II em The Crown é Olivia Colman, encarnando sua versão de meia-idade na terceira e na quarta temporadas (2019 e 2020). Seguindo os passos de sua predecessora, Olivia também venceu o Emmy e o Globo de Ouro de melhor atriz, entre outros prêmios de peso.

Imelda Staunton

Dentre as três protagonistas de The Crown, certamente Imelda Staunton é a mais conhecida do grande público graças ao seu papel como a odiável Dolores Umbridge nos filmes da saga Harry Potter. Imelda provavelmente será a última versão de Elizabeth II e a mais atual, passando pelo período da morte da Princesa Diana. Sua aparição será na quinta temporada, com previsão de estreia para novembro de 2022.

Freya Wilson

A trama de O Discurso do Rei (2010) mostra a ascensão do pai de Elizabeth II ao trono. Contudo, para que isso seja possível, o futuro rei George VI (Colin Firth) precisa lidar com seu problema de fala. A então princesa Elizabeth foi interpretada pela atriz Freya Wilson que na época tinha apenas 11 anos.

Jeannette Charles

Jeannette Charles ficou conhecida por sua grande semelhança com a Rainha Elizabeth II, tanto que recebeu convites para interpretá-la em diversas produções, principalmente de comédia. As mais conhecidas são Corra Que A Polícia Vem Aí (1988) e Austin Powers e o Homem do Membro de Ouro (2002).

Maggie Sullivun

Elizabeth II foi coadjuvante em Harry e Meghan: Um Amor Real, filme de 2018 que explora o relacionamento do Príncipe Harry com a “plebeia” Meghan Markle. Maggie Sullivun foi a escalada para viver a Rainha e avó de Harry.

Prunella Scales

Prunella Scales já teve oportunidade de encarnar a monarca mais de uma vez em diferentes produções. Uma das mais memoráveis é na comédia de espionagem Johnny English (2003) onde o protagonista interpretado por Rowan Atkinson é um agente que precisa solucionar o roubo das joias da coroa britânica. Outros trabalhos de Prunella como a Rainha foram na peça de teatro A Question of Attribution, de 1988, e na sua adaptação homônima para o cinema em 1991.

Penelope Wilton

A Rainha Elizabeth II já esteve presente, inclusive, em obras de fantasia voltadas para o público infanto-juvenil como acontece em O Bom Gigante Amigo (2016), de Steven Spielberg. Aqui, ela tem um papel fundamental ao recrutar soldados para a luta contra gigantes malvados que planejam invadir o mundo dos humanos.

Neve Campbell

Até mesmo a estrela da franquia de filmes de terror Pânico já teve sua oportunidade de ser a monarca. Sua participação como Elizabeth II acontece no filme Churchill: Detonando a História (2004) que, como o nome deixa claro, é uma paródia sobre a Segunda Guerra Mundial, então todas as figuras históricas envolvidas são apresentadas de forma bem caricata.

Julie Walters

A interpretação de Julie Walters para viver a Rainha foi um pouco diferente das outras mencionadas até então, pois ela emprestou a sua voz para Elizabeth II na animação Corgi: Top Dog (2019), a qual conta a história de Rex, o cão preferido da monarca que enfrenta vários desafios para retornar ao palácio real depois de se perder.

June Squibb

June Squibb apresenta sua versão da realeza no mocumentário (uma espécie de pseudodocumentário satírico) 7 Days In Hell (2015) que retrata a disputa entre dois rivais do tênis no torneiro de Wimbledon interpretados por Andy Samberg (Brooklyn 99) e Kit Harington (Game Of Thrones). A Rainha está presente na partida e faz um pedido particular para um dos competidores.

Jessica Ellerby

A versão da Rainha que encerra essa lista aparece na série solo de um dos personagens mais icônicos dos quadrinhos. Em Pennyworth (2019 – atualmente), conhecemos mais sobre a vida de Alfred Pennyworth antes de se tornar o mordomo particular de Bruce Wayne. Jessica Ellerby interpreta uma versão jovem de Elizabeth II tentando restaurar a ordem na caótica Londres dos anos 60. A terceira temporada de Pennyworth tem previsão de estreia para o final de 2022.

 

Não é de se espantar que uma figura tão importante tanto para a política quando para a cultura pop tenha recebido várias versões no cinema e na televisão. Seja de forma satírica ou dramática, a Rainha Elizabeth II sempre esteve presente em diversas situações e sua figura pública deu margem para muitas interpretações diferentes. Qual é a sua versão preferida? Faltou alguma que não está nessa lista? Deixe o seu comentário!

Quer continuar por dentro das novidades? Então siga o canal do Quarta Parede no Telegram e não perca nada (t.me/quartap4rede)

Publicidade
Share.
Mozer Dias

Engenheiro por formação, mas apaixonado pelo mundo da literatura e do cinema. Se eu demorar a responder, provavelmente estou ocupado lendo ou assistindo a um filme.

Exit mobile version