Daniel Gerhard Brown, mais conhecido como Dan Brown, nasceu em 22 de junho de 1964 em New Hampshire, Estados Unidos.

Ele ganhou fama em 2003 após o polêmico O Código da Vinci e isso acabou alavancando as vendas de seus livros anteriores: Fortaleza Digital (1998), Ponto de Impacto (2001) e Anjos e Demônios (2000), sendo este a primeira aventura do simbologista Robert Langdon.

Publicidade

O autor ainda conseguiu a proeza de manter os quatro títulos simultaneamente na lista dos mais vendidos do The New York Times. Depois destes vieram O Símbolo Perdido (2009), Inferno (2013) e Origem (2017). A marca registrada de suas obras é misturar Ciência, Religião e História de forma que fica difícil afirmar exatamente o que é fato e o que é ficção. Para isso, ele conta com a ajuda de sua esposa, a pintora e historiadora da arte Blythe Brown.

A ideia para seu primeiro livro, Fortaleza Digital, surgiu quando agentes do Serviço Secreto foram atrás de um garoto na escola onde Brown dava aulas de inglês. Em uma troca de mensagens pela Internet, o rapaz afirmou que o presidente Bill Clinton deveria ser morto a tiros. Daí veio o pontapé inicial para a pesquisa que originou este romance que explora a invasão da privacidade da população pelo governo dos EUA.

Três livros da série de Robert Langdon já foram adaptados para o cinema: O Código da Vinci (2006), Anjos e Demônios (2009) e Inferno (2016). Tom Hanks deu vida ao protagonista nas três produções. Em 2021, O Símbolo Perdido ganhou uma série de TV onde era apresentada uma figura mais jovem de Langdon, interpretado por Ashley Zukerman. Infelizmente, o programa foi cancelado após a primeira temporada.

Dan Brown certamente já deixou a sua marca dentro da literatura de suspense por mais que suas obras sejam cercadas de polêmicas envolvendo Religião e Ciência. Já leu algo do autor? Se sim, qual seu livro preferido?

Quer continuar por dentro de todas as novidades? Então siga o canal do Quarta Parede no Telegram e não perca nada (t.me/quartap4rede)

Publicidade
Share.
Mozer Dias

Engenheiro por formação, mas apaixonado pelo mundo da literatura e do cinema. Se eu demorar a responder, provavelmente estou ocupado lendo ou assistindo a um filme.

Exit mobile version