No Dia da Toalha, ou Dia do Orgulho Nerd, não podemos deixar de falar sobre o autor que inspirou a criação dessa data que une nerds do mundo todo: Douglas Adams.

Adams nasceu em 11 de março de 1952, em Cambridge. Dotado de um intelecto único, ele sempre esteve voltado para causas ambientais e em defesa dos animas. Aficionado por tecnologia, adquiriu os dois primeiros Apple Macintosh vendidos no Reino Unido. Até as iniciais de seu nome refletiam o apreço pela Ciência: DNA (Douglas Noël Adams). Já sua carreira como escritor começou em 1974, após se formar em Literatura Inglesa.

A combinação entre suas diversas paixões e seu senso de humor refinado resultou em uma das obras de ficção científica mais populares de todos os tempos: O Guia do Mochileiro das Galáxias. A ideia para a trama veio quando Douglas estava bêbado, deitado em um gramado com o Guia do Mochileiro da Europa na mão. Tudo começou como um programa humorístico de rádio em 1977 e depois se tornou a série de cinco livros. Adams também desenvolveu jogos de computador inspirados na saga.

Foi o Guia do Mochileiro das Galáxias que deu fama à toalha como um item indispensável para qualquer viajante devido a sua multi utilidade. Daí surgiu o Dia da Toalha. O dia 25 foi escolhido ao acaso para homenagear o autor duas semanas após seu falecimento, em maio de 2001. Os fãs ainda pensaram em outras datas relacionadas ao nº 42 que, segundo o próprio Guia, é a resposta para a grande questão sobre a Vida, o Universo e Todo Mais. Porém a data 25/5 acabou se popularizando ainda mais quando perceberam que o primeiro filme de Star Wars estreou em 25 de maio de 1977. Assim, o Dia da Toalha foi adotado pela comunidade nerd e também passou a ser chamado de Dia do Orgulho Nerd.

Além de sua obra prima, Adams se envolveu com roteiros de Doctor Who clássico. Os episódios escritos por ele são The Pirate Planet (1978), City of Death (1979) e Shada, que nunca foi ao ar mas virou um livro.

Além disso, Douglas batizou o álbum The Division Bell, do Pink Floyd. Em troca, o vocalista, David Gilmour, doou 5 mil libras para uma instituição de caridade escolhida por Adams.

Infelizmente o escritor morreu em 11 de maio de 2001 vítima de ataque cardíaco, sem chegar a ver a adaptação do Guia do Mochileiro das Galáxias para o cinema feita em 2005.

Conteúdo relacionado:

Quer continuar por dentro de todas as novidades? Então siga o canal do Quarta Parede no Telegram e não perca nada (t.me/quartap4rede)

Publicidade
Share.
Mozer Dias

Engenheiro por formação, mas apaixonado pelo mundo da literatura e do cinema. Se eu demorar a responder, provavelmente estou ocupado lendo ou assistindo a um filme.

Exit mobile version