Engana-se quem pensa que o futebol se resume apenas ao que é disputado nas quatro linhas do campo. Na verdade, vai além disso já que com o perdão do trocadilho pode ser o pontapé inicial para a abordagem de temas pertinentes na sociedade. Esse é o caso de A Fantástica Batalha pelo Campinho de Futebol Atrás da Escola, um conto cativante escrito por Ingrid Rodrigues que te fará refletir e sorrir ao mesmo tempo.

Na história, uma menina de apenas 11 anos conta para seu primo Gabriel uma situação ocorrida no mês de agosto quando sua prima Isabelle veio passar as férias em sua cidade: uma disputa entre meninos e meninas por um campo de futebol. Apesar dessa apresentação de premissa ser bem clara e objetiva, os leitores perceberão que o objetivo da trama é muito mais lançar um olhar sobre direitos iguais na prática de esportes que por sua vez acabam sendo influenciados pela predominância de um gênero sobre o outro na prática do mesmo.

Essa premissa nos é apresentada com uma narração em primeira pessoa, algo que conquista o leitor pois dessa forma ele pode conhecer uma protagonista muito sagaz e seu olhar sobre o mundo. Esse detalhe se torna ainda mais importante por se tratar de uma criança que consegue perceber facilmente até onde precisa chegar para atingir seus objetivos e o que eles significam no final das contas.

Inclusive, o nome dela não é revelado, algo que também cria possibilidades de interpretações sobre sua história. Uma delas é o protagonismo de mulheres que muitas vezes são ofuscadas pelo machismo enraizado socialmente independente da forma como esse se apresente.

Publicidade

Leve e envolvente, A Fantástica Batalha pelo Campinho de Futebol Atrás da Escola merece certamente sua atenção por sua abordagem criativa e pela gratificante experiência de leitura. Assim como ocorre muitas vezes no esporte, o conto marca um ponto muito interessante em sua conclusão.

Adicione este conto à sua biblioteca! 

Conteúdo relacionado:

Quer continuar por dentro das novidades? Então siga o canal do Quarta Parede no Telegram e não perca nada (t.me/quartap4rede)

Publicidade
Share.
Marcus Alencar

"Palavras importam! Uma morte, uma ondulação e a história mudará em um piscar de olhos"

Exit mobile version