[SPOILERS A SEGUIR] Cara, isso é tão Black Mirror! Quem conhece essa outra série britânica não vai deixar de associá-la ao quinto episódio da nova era de Doctor Who graças às semelhanças tecnológicas e à crítica contundente. Mesmo com um roteiro simples e sem muito aprofundamento, Russell T Davies consegue contar uma história incômoda com Dot And Bubble. Isso não significa que o episódio seja ruim, muito pelo contrário. Mas ao final ele deixa um gosto agridoce por mostrar o lado mais podre de uma sociedade conectada 24 horas na internet. 

Somos apresentados a uma espécie de refúgio chamado Finetime (Tempo-Bom), onde seus habitantes interagem entre si a partir do Ponto e Bolha, do qual dependem para fazer praticamente tudo. Porém, enquanto os usuários ficam conectados à interface, não percebem que ao redor deles, no mundo real, monstros estranhos estão devorando as pessoas vivas. De algum modo que não sabemos, O Doutor (Ncuti Gatwa) e Ruby (Millie Gibson) tomam conhecimento disso e conseguem invadir o sistema para se comunicar com Lindy (Callie Cooke) e convencê-la do perigo. 

Raiva é o sentimento que resume Dot And Bubble. Desde a inutilidade dos conteúdos que vemos na Bolha até a futilidade e egoísmo de seus usuários, tudo é bem parecido com algumas coisas que presenciamos hoje em dia. Contudo, no episódio isso é extrapolado ao ponto de as pessoas não conseguirem nem mesmo andar sozinhas sem a orientação de um GPS. Mesmo sendo uma situação ridícula e exagerada, fica a reflexão sobre até que ponto (sem trocadilhos) as pessoas se tornarão dependentes da tecnologia para ditar suas vidas. 

Isso fica muito bem representado na protagonista (pode-se chamá-la assim, já que novamente o Doutor não é o foco da ação). Lindy é extremamente irritante ao ponto de não torcermos por ela e ficarmos do lado dos monstros. Mas como já aconteceu antes, ficamos na expectativa de que ela mude seu olhar sobre o mundo e se torne uma pessoa melhor devido à influência do Doutor. 

Publicidade

E é em cima dessa expectativa não correspondida que está a grande sacada de Dot And Bubble. O roteiro propositalmente apela à nossa fé na humanidade e cria a esperança de que a personagem evolua e se liberte dessas frivolidades. Entretanto, cada vez mais ela se mostra uma pessoa irrecuperável. A prova definitiva parece ser o momento em que ela sacrifica Rick September (Tom Rhys Harries) para salvar a própria pele, mas depois ela consegue se mostrar ainda pior. 

É no mínimo revoltante que, depois de serem salvos, Lindy e os outros sobreviventes de Tempo-Bom recusem a ajuda do Doutor porque “Deus nos deu o dever de manter os padrões em Finetime”. O que há de pior nas pessoas está incluso nessa frase: discriminação, racismo, fanatismo e intolerância religiosa; basicamente uma combinação de tudo de ruim que vemos na internet hoje em dia. 

Desse modo chega a ser até engraçado que o “vilão” tenha sido o próprio Ponto que decidiu dar um fim nos usuários da Bolha (não julgo, faria igual). Agora imagine se a nossa Internet adquirisse realmente consciência e visse os absurdos que alguns internautas cometem quando estão escondidos por trás de uma tela… 

Como não podia ser diferente, Ncuti Gatwa deu um show de atuação novamente, mesmo com tão pouco tempo em cena. Sua reação perante a rejeição que sofre é um misto de raiva, indignação e incredulidade diante da burrice e ignorância das pessoas, mas ele sabe que não pode obrigar ninguém a fazer suas vontades mesmo que a vida delas estejam em jogo. 

Por mais “Black Mirror” e fantasioso que seja, Dot And Bubble é o episódio dessa temporada que mais traz identificação com a realidade até então. Nem sempre as pessoas vão cair na real, nem sempre irão se redimir e, com frequência, continuarão pensando apenas em si mesmas. É triste e lamentável, mas jogar isso na nossa cara como Russell T Davies fez aqui não é para qualquer um.

Assista ao trailer:

Ficha técnica:

  • Episódio: 1×5 – Doctor Who: Dot And Bubble
  • Data de exibição: 31 de maio de 2024
  • Roteiro: Russell T. Davies
  • Direção: Dylan Holmes Williams
  • Duração: 45 min.
  • Elenco: Ncuti Gatwa (o Doutor), Millie Gibson (Ruby Sunday), Callie Cooke (Lindy Pepper-Bean), Tom Rhys Harries (Rick September), entre outros.

Conteúdo relacionado:

Quer continuar por dentro das novidades? Então siga o canal do Quarta Parede no WhatsApp e não perca nada.

Doctor Who 1x5: Dot And Bubble

8.5 Ótimo!
  • User Ratings (1 Votes) 8.5
Publicidade
Share.
Mozer Dias

Engenheiro por formação, mas apaixonado pelo mundo da literatura e do cinema. Se eu demorar a responder, provavelmente estou ocupado lendo ou assistindo a um filme.

Exit mobile version