A carreira de Arnold Schwarzenegger como ator vem gradativamente se encerrando, pois, apesar dele ainda estar envolvido com a produção de longas, ele não consegue mais sustentar o tipo de personagem que vivia nos anos 80 e 90 e também não conseguiu se reinventar como ator depois da chegada à terceira idade. Em Busca de Vingança teria tudo para ser uma mostra da capacidade de Arnold como ator e sua possibilidade de fazer um drama, mas acaba falhando.

Um homem entra em profundo luto quando o avião que sua esposa e filha grávida estavam sofre um acidente e elas vêm a falecer. Paralelamente acompanhamos o homem responsável pelo acidente que aconteceu devido a um descuido seu. Gradativamente as vidas dos dois se colocam em rota de colisão.

Publicidade

O filme se coloca como baseado em fatos reais e por isso não embarca em momentos muito exagerados e típicos de cinema. Temos uma história que ocorre de forma bem mais lenta e contemplativa, em parte porque esse filme é sobre sentimentos bastante densos como luto, culpa e tristeza profunda. Arnold interpreta o pai que perdeu sua família e o seu papel demanda uma atuação que ele não consegue comportar, não por ser totalmente incompetente ou não se entregar ao papel, mas por ser um personagem verdadeiramente complicado, e o roteiro não permitir momentos onde ele possa colocar sua atuação de forma mais incisiva. Tanto o roteiro quanto a direção pedem uma atuação mais sutil e nas entrelinhas, coisa que não é o forte do nosso querido Arnold.

Javier Gullón assina esse roteiro e já possui em sua carreira outros roteiros interessantes como o do “O Homem Duplicado”. Aqui acredito que ele poderia ir mais longe e efetivamente mergulhar neste drama. Poucos diálogos, e quando eles acontecem tudo se dá de forma rasa, além de momentos de exposição descarada de fatos e explicações sobre como os personagens se sentem. Um primeiro ato interessante, um segundo extremamente monótono e um terceiro ato que volta a ser interessante, mas que não consegue recuperar a queda gerada pelo segundo. A direção de Elliott Lester por outro lado é interessante, pois consegue criar um verdadeiro clima de depressão e melancolia, apesar de abusar de sequências de cenas mudas que não dizem muito, apesar de ter uma boa trilha sonora na composição.

Se Arnold deixa a desejar em sua atuação, Scoot McNairy faz um ótimo trabalho. Cenas fortes onde realmente seu personagem realmente difícil e complexo ganha vida. Jack é o homem que gerou o acidente que fez os dois aviões colidirem e subitamente tem sua vida destruída pela culpa do que causou. O ator já deixou sua marca em grandes longas como Batman vs Superman, Fargo e 12 Anos de Escravidão. Se existe alguém que está bem nesse filme, este alguém é Scott que consegue ser incrivelmente expressivo trabalhando  com um personagem muito denso.

Em Busca de Vingança é um filme um tanto chato devido a uma montagem ineficiente, excesso de silêncios que não dizem muito e um segundo ato que se arrasta como uma lesma. Arnold se esforça, mas talvez uma produção que demanda uma atuação tão delicada não condiz com seus talentos. A história em si é interessante, mas se mantém de forma superficial com uma direção boa, mas sem muita vida.


Em Busca de Vingança

Nota

 

Publicidade
Share.
Raul Martins

Autor dos livros Cabeça do Embaixador e Onde os sonhos se realizam

Exit mobile version