O Guns N Roses apresentou suas armas (e rosas) no Rio de Janeiro na última terça-feira, 15/11/2016, no estádio do Engenhão, e o resultado foi de satisfação geral entre o público.
Essa satisfação tem suas razões. A mais relevante delas era de que a geração que acompanhou a banda nos anos 80 e 90 teve finalmente suas preces atendidas e testemunhou Axl, Slash e Duff subindo novamente ao palco juntos depois de 20 anos de separação, trocas de farpas e boatos de retorno. O trio deixou suas diferenças de lado e galgou o palco do Engenhão para o show da trurnê Not In This Lifetime, nome este que é referência irônica a uma das várias declarações polêmicas de Axl sobre um possível retorno com os membros originais do GnR: “Não nessa vida..”. Era, portanto, um show ímpar na história do Guns. Os ingressos oscilaram entre 180 (cadeiras) a 600 Dilmas (pista Premium), um preço um bocado salgado, sobretudo se considerarmos os fatores “crise econômica” e “alta do dólar”..
Por outro lado, a banda, famosa não só por hits como Paradise City e Welcome To The Jungle, é também notória pelos mega-atrasos e por atrair chuva certa, duas coisas que não aconteceram na apresentação de 15/11/2016. Com um leve atraso de 20 minutos, aproximadamente, o Guns N Roses assumiu o comando do palco, sendo antes precedidos por ninguém menos que a banda brasuca Plebe Rude! Levando sucessos como Minha Renda, Proteção, Johnny Vai À Guerra e Até Quando Esperar, o quarteto brasuca competentemente rachou o concreto do Engenhão para a entrada do Guns N’ Roses, apesar de problemas na equalização do som e, principalmente, pela não-utilização dos telões durante a apresentação da banda brasileira, mas, ainda assim, a banda de abertura animou o público.
O Guns N Roses, por sua vez, abriu os trabalhos com It’s So Easy, segunda faixa do excelente álbum de estréia Appetite For Destruction, lançado em 1987. Sucessos como Welcome To The Jungle, You Could Be Mine, Sweet Child o’ Mine, Paradise City e outros deram corpo ao fan-service oferecido pela banda, mas houve quem desse pela falta de outros clássicos, como Patience, You’re Crazy, My Mychelle, Dust N’ Bones.. Enfim.. Segue abaixo o setlist dos caras.
A banda também executou algumas faixas do álbum Chinese Democracy, bem como os covers de Knocking On The Heavens Door, de Bob Dylan; Live And Let Die, de Paul McCartney; e, claro, Love Theme, de Nino Rota, tema de “O Poderoso Chefão“. Acompanhado pelo competente guitarrista Richard Fortus, Slash executou também uma versão instrumental de Wish You Were Here, do Pink Floyd.
Apesar de já estarem “mais experientes que outrora”, a performance de palco dos integrantes não deixou a desejar. Slash parece que não envelheceu nada, e dava um show à parte em cada solo; Duff registrou sua presença de palco, sobretudo ao executar o baixo e os vocais no cover de Attitude, do Misfits, cover este registrado no disco The Spaghetti Incident; Axl, apesar de não ter mais o mesmo pique e não alcançar os mesmos agudos, também não deixou a peteca cair.
Apesar da pouca interação entre os integrantes no palco e de uma ou outra palavra dirigida ao público durante a apresentação, o Guns N’ Roses fez uma performance musicalmente consistente, amparados por excelentes músicos de apoio nos back-vocais e teclados, e agradou tanto aos fãs antigos quanto aos novos com o bom e velho Rock N’ Roll.
O show se encerrou após a execução bombástica de Paradise City. A banda recebeu os aplausos do público, naturalmente, com direito a Slash empunhando uma bandeira do Brasil e Axl usando um chapéu de cangaceiro (rs!).
A organização do show fez sua parte nos quesitos segurança e ordenamento na entrada/saída. Não houve registro de confusão (afinal, é de show de rock que estamos falando, e não de baile funk!). Comida e bebida eram caras, como já era de se esperar, e o transporte teve seus problemas, como sempre, sobretudo a estação de trem do Engenho de Dentro, que fica ao lado do estádio, que ficou completamente tomada, mas nada que estragasse o prazer do show.
– It’s So Easy
– Mr. Brownstone
– Chinese Democracy
– Welcome to the Jungle
– Double Talkin’ Jive
– Better
– Estranged
– Live and Let Die (Paul McCartney cover)
– Rocket Queen
– Out Ta Get Me
– You Could Be Mine
– Attitude (Misfits cover)
– This I Love
– Civil War
– Coma
– The Godfather (cover)
– Sweet Child O’ Mine
– Yesterdays
– Wish You Were Here (Pink Floyd cover)
– Layla (Derek And The Dominoes cover) > November Rain
– Knockin’ on Heaven’s Door (Bob Dylan cover)
– Nightrain
– Don’t Cry
– The Seeker (The Who cover)
– Paradise City