Tijolômetro: O Pecado Original de Takopi(2025)

Ótimo!

Alguns temas são muito difíceis de serem abortados devido ao peso e à sensibilidade de algumas questões levantadas, podendo gerar gatilhos emocionais poderosos e nocivos. Mesmo sabendo desse risco, O Pecado Original de Takopi (Takopii no Genzai ou Takopi’s Original Sin) chega discretamente na temporada animes de julho de 2025 trazendo temáticas perturbadoras sob uma estética bela e uma narrativa devastadora. 

Takopi é um alienígena do planeta Happy que vem à Terra com a missão de fazer as pessoas mais felizes. Ao chegar, ele conhece Shizuka e imediatamente tenta alegrá-la sem sucesso. Inexperiente e ingênua, a gentil criatura não percebe a profundidade da dor da menina. Assim, suas ações para fazê-la sorrir acabam desencadeando consequências cada vez mais terríveis e traumáticas. 

Não dá para falar sobre O Pecado Original de Takopi sem mencionar os potenciais gatilhos presentes na trama. Ainda que a produção toque em pontos relevantes, as pessoas mais sensíveis a temas como depressão, bullying, violência doméstica e tentativa de suicídio podem se sentir desconfortáveis ou até mesmo ter crises de ansiedade ou outras reações intensas. 

Publicidade

Ao mesmo tempo, é curioso ver como a obra contrasta esses assuntos tão densos com uma animação de traços delicados, rica em cores e um tema de abertura alegre e quase infantil. O próprio Takopi é o auge dessa antítese, já que ele é um bichinho fofo vindo de outro planeta e divertido dentro das suas limitações em compreender as emoções humanas. 

Contudo, essas mesmas limitações por parte do protagonista são as responsáveis pelo caos emocional que aumenta a cada episódio. Ele não consegue captar a complexidade dos humanos, ainda mais em crianças, as quais são influenciadas pelo convívio com os familiares desde cedo. Essa influência cria traumas diversos, tanto em Shizuka quando nos outros personagens infantis, Marina e Azuma. O resultado é que nenhum deles é totalmente inocente em suas ações, da mesma forma que a culpa não recai somente sobre seus ombros, visto que eles não têm ninguém que os ampare. 

Todos esses dramas e conflitos pessoais duram apenas seis episódios, que adaptam os dois únicos volumes do mangá criado por Taizan 5. Na verdade, algumas coisas poderiam ter sido melhor desenvolvidas, principalmente os eventos logo após o grande plot twist da narrativa e antes da conclusão. Contudo, o desfecho segue emocionante e coerente com a proposta fantasiosa da produção. 

O Pecado Original de Takopi é belo e triste, necessário e trágico. A experiência de assisti-lo deixa um gosto agridoce que nos faz refletir sobre a natureza humana. Infelizmente, não é um anime indicado para todos dado o caráter extremamente sensível do que é exposto. Porém, quem conseguir ir até o final terá uma compreensão melhor sobre o que molda a personalidade de alguém.

Assista ao trailer:

Conteúdo relacionado:

Fique por dentro das novidades!

Publicidade
Share.
Mozer Dias

Engenheiro por formação, mas apaixonado pelo mundo da literatura e do cinema. Se eu demorar a responder, provavelmente estou ocupado lendo ou assistindo a um filme.

Exit mobile version